sexta-feira, 24 de junho de 2011

Informativo Mundial - Sábado dia 25/06/2011

Programa do Décimo Terceiro Sábado


Hino Inicial “Fé é a Vitória”, HASD, nº 261
Boas-vindas – Coordenador ou professor da Escola Sabatina
Oração
Programa “Ergue tua luz”
Ofertas – Enquanto a oferta é retirada, peça às crianças que cantem um cântico em russo que aprenderam durante o trimestre.
Hino final – “Há um dever”, HA, nº 333
Oração final

Participantes e cenário:
Convide várias pessoas, incluindo juvenis, adolescentes e, talvez, uma criança dos primários, para participar das partes a seguir. Elas não precisam memorizar suas partes, mas precisam ser capazes de ler de maneira bem clara. Se houver poucas pessoas para participar, arranje dois ou três oradores para alternar as partes. O mapa da Divisão Euro-Asiática será muito útil. Amplie o mapa localizado na contracapa da Lição da Escola Sabatina ou acesse a página www.AdventistMission.org, clique em “Resources” e “Mission Quaterlies” no menu e faça o download do mapa.

Narrador:
Hoje é o décimo terceiro sábado. Durante o trimestre, destacamos histórias da Armênia, Azerbaijão, Geórgia e Rússia, quatro países que fazem parte da Divisão Euro-Asiática.

A Divisão Euro-Asiática abrange 11 fusos horários e inclui um total de 12 países. A Rússia é o maior país da Divisão e do mundo. Abrange nove fusos horários. Quando são 9h da manhã em Moscou, são 6h da tarde na costa oriental da Rússia.

A maioria dos russos vive no oeste dos Montes Urais, na Rússia Europeia. O país tem cerca de 45 mil adventistas do sétimo dia, ou seja, um adventista para cada 2.700 habitantes. Há muito trabalho a ser feito para alcançar milhares de pessoas com a mensagem adventista.
Os dois projetos do décimo terceiro sábado deste trimestre estão localizados na Sibéria, Rússia. __________________ (nome do orador) nos dará um pequeno relatório sobre a Sibéria e seus projetos especiais.

Orador 2:
Na parte asiática da Rússia, na região leste dos Montes Urais, está a Sibéria. (Localize no mapa). Com exceção das grandes cidades – a maioria centros industriais – a Sibéria é um grande vazio composto de pastagens e pontuado por árvores. É muito frio no inverno, e a vida ali pode ficar difícil. Durante o comunismo, as pessoas que falavam aos outros sobre Jesus eram enviadas para a Sibéria. Atualmente, mais de 10 mil adventistas vivem nessa vasta região conhecida como Sibéria.

Tomsk é uma cidade universitária com uma população de meio milhão de habitantes. Mas só uma casa que serve como igreja, escondida no fim de uma rua, representa a Igreja Adventista do Sétimo Dia nessa próspera cidade. A congregação não pode crescer porque não há um local mais amplo. A pequena igreja foi estabelecida durante o comunismo, quando as igrejas tinham que se reunir frequentemente em abrigos. O número de membros cresceu a ponto de superlotar a pequena igreja e, simplesmente, não há como acomodar mais irmãos. Eles arrecadaram dinheiro durante vários anos para comprar um terreno em uma das ruas principais. Os membros estão se esforçando para construir uma nova igreja que represente as verdades de Deus para os últimos dias para os milhares que por ali passam diariamente. Com nossas ofertas de hoje, podemos ajudar nossos irmãos e irmãs em Tomsk a construir a nova igreja e partilhar a fé e, mais importante ainda: crescer.

A cidade de Krasnoyarsk tem uma população de quase um milhão de habitantes. Cinco congregações se reúnem ali. Uma congregação se reúne em uma pequena igreja, e outras se reúnem em salões alugados espalhados pela cidade. Em Krasnoyarsk e em Tomsk, os membros compraram um terreno e tem planos definidos para construir uma igreja grande o suficiente para acomodar duas congregações. A igreja a ser construída nesse terreno situado em uma rua movimentada ajudará as congregações dessa grande cidade a crescer. Com nossa oferta do décimo terceiro sábado, podemos tornar esse sonho uma realidade.

Narrador:
Obrigado, ________________ (nome do orador 2) pela reportagem. Agora, vamos conhecer outra congregação que fica sete fusos horários a oeste, no Azerbaijão. Seus desafios são grandes e diferentes, mas os objetivos são os mesmos: testemunhar do amor de Deus aos corações ansiosos de conhecê-Lo.

Orador 3:
O Azerbaijão se encontra entre os países mais cristãos da Rússia, Geórgia e Armênia, e também o Irã (localize no mapa). Quase nove milhões de pessoas vivem nesse país, mas menos de 5% são cristãos. A Igreja Adventista tem 700 membros, ou seja, um membro para cada grupo de 12 mil habitantes. Eles se reúnem em 12 igrejas e grupos espalhados pelo país.

Sua capital, Baku, tem cerca de 300 membros. Recentemente, os membros compraram um prédio. Agora, esperam a autorização do governo para registrá-lo oficialmente como igreja. Atualmente, eles dirigem nesse prédio o Good News Café (Lanchonete Boas-Novas) e esperam implantar um curso de inglês e uma pequena clínica para atrair muitas pessoas com a mensagem sobre saúde. Nossos irmãos e irmãs no Azerbaijão precisam de nossa ajuda. Eles precisam saber que a igreja mundial se preocupa com eles. Nossa oferta hoje os ajudará a saber isso.

Orador 4:
(Se possível, dê essa parte a uma criança dos primários ou juvenis para enfatizar o projeto especial das crianças. Se desejar, peça que várias crianças caminhem na plataforma carregando uma Bíblia ou a Lição da Escola Sabatina enquanto o projeto é mencionado)
A Armênia, o Azerbaijão e a Geórgia fazem parte da União-Missão Trans-Caucasiana (localize esses países entre o Mar Negro e o Mar Cáspio). Mais de 16 milhões de pessoas vivem nesses três países, mas somente 2 mil pessoas são adventistas. Ou seja, um adventista para cada 8 mil habitantes. Muitos vilarejos não têm presença adventista e ali nunca se ouviu sobre as verdades bíblicas que amamos.

As crianças desses países não têm acesso à Lição da Escola Sabatina em seu idioma. Os únicos materiais disponíveis da Escola Sabatina são os Manuais Para o Professor, impressos na Rússia. Enquanto a maioria dos adultos ainda fala o idioma russo, a maioria das crianças não fala.
Portanto, elas precisam confiar nos professores para traduzir a lição no russo para sua língua nativa. As crianças não têm uma lição para estudar durante a semana, e poucas crianças têm uma Bíblia no seu idioma nativo.

As crianças adventistas de todo o mundo estão destinando suas ofertas para ajudar as crianças da região Trans-Caucasiana na aquisição de lições da Escola Sabatina para que possam estudar. Vamos incentivar nossas crianças a ajudar outras a aprender sobre o amor de Deus. A oferta especial deste sábado ajudará as crianças da região Trans-Caucasiana.

Narrador:
Esses são os projetos para este trimestre. Agora é nossa vez de dar uma oferta generosa para ajudar a Divisão Euro-Asiática a crescer. Enquanto as crianças cantam, os diáconos recolhem as ofertas. Peça a Deus que lhe mostre a melhor maneira de ajudar a Divisão Euro-Asiática hoje.