quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Evidências de que a Bíblia é a Palavra de Deus

Professor Luis Carlos
Professor da Classe Bíblica
 IASD Central Bauru D1

Horário Classe Bíblica: Domingo às 19:00 hs - Local:  IASD Central Bauru D1    Praça Itália, 3-7 - Centro - Bauru - SP     
                 
Coerência, uniformidade, e harmonia
Há conformidade entre os 40 autores dos 66 livros da Bíblia, que viveram em diferentes épocas e vieram das mais distintas profissões, culturas e nacionalidades, durante um período de cerca de 1500 anos. "Nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." (2 Pedro 1:21)

Gênesis 2:24 – “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”

Provérbios 5:15 - "Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço."


Mateus 19:6 – “Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”

Efésios 5:25 – "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela."

Apocalipse 21:2 – "Vi também a ci-dade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ata-viada como noiva adornada para o seu esposo."

Profecias se cumprem à risca
Gênesis 7:4 – "Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra exterminarei todos os seres que fiz."( Mais de 200 culturas espalhadas pelo mundo preservaram relatos de uma grande inundação que destruiu a Terra e da qual foram salvas algumas pessoas num grande barco; são encontrados fósseis de animais mari-nhos no alto de montanhas)

Salmo 22:16,18 – “Uma turba de mal-feitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés. Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.” (Descrição detalhada da crucificação 1000 anos antes de Jesus ter nascido. O mais incrível é que a morte por crucificação ainda não havia sido inventada!)

Mateus 24:29 – “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escure-cerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.” (Escurecimento do Sol, e Lua vermelha como sangue: 19/05/1780; Queda das estrelas: 13/11/1833)


Preservação por tantos séculos
A Bíblia sempre foi perseguida por pessoas e até por nações que desejaram sua extinção, e em algumas delas até fogueiras foram feitas com o Livro Santo, principalmente na Idade Média. Muitos indivíduos se levantaram com seus ideais para combatê-la (imperadores romanos, filósofos, comunistas), mas no final de suas vidas confessaram que estavam errados e outros fracassa-ram em seus objetivos.

Um exemplo: Voltaire - pensador francês (1694-1778). Certa vez ele afirmou que a Bíblia e a Religião não seriam aceitas no prazo de cem anos. Um século depois desta afirmação, a Sociedade Bíblica de Genebra comprou a editora e a residência que haviam sido de Voltaire e ali começou a imprimir as Sagradas Escrituras. “Passarão céus e terra, mas as minhas palavras jamais passarão.” (Marcos 13:31)


Ciência comprova suas afirmações
Isaías 40:22 – “Ele é o que está assen-tado sobre a redondeza da terra.”
Jó 37:12 – “Para fazerem tudo o que lhes ordena sobre a redondeza da ter-ra.”
Jó 9:9 – “Quem fez a Ursa, o Órion, o Sete-estrelo e as recâmaras do Sul.”
Jó 26:7 – “Ele estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o na-da.”
Provérbios 17:22 – “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.”


Arqueologia
O Museu de Arqueologia Bíblica da América do Sul, Paulo Bork, do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), reúne peças de 2300 aC até 1500 dC, todas com certificado de procedência. Somente 20% delas são réplicas; as outra 80% são originais encontrados em escavações no Egito, Líbano, Israel, Sudão, Jordânia, Espanha, Itália e Síria.

Ali os visitantes podem ver pontas de lanças romanas da época de Jesus, pregos usados em crucificação de pessoas, lâmpadas da passagem das virgens, moedas como as que Judas recebeu para trair Jesus, entre vários outros objetos de grande valor histórico.

O Dr. Nelson Glueck, a maior auto-ridade em arqueologia israelita, disse: “Nenhuma descoberta arqueológica jamais contradisse qualquer referência bíblica. Dezenas de achados arqueoló-gicos confirmam em exato detalhe as declarações históricas feitas pela Bíblia. E, da mesma maneira, uma avaliação própria de descrições bíblicas tem ge-ralmente levado a fascinantes descober-tas no campo da arqueologia moderna.” (www.christiananswers.net/portuguese/q-eden/edn-t003.html)


Manuscritos do Mar Morto
A maior descoberta arqueológica ocorreu em 1947, quando um pastor beduíno, que buscava uma cabra perdi-da de seu rebanho, encontrou por acaso os Manuscritos do Mar Morto, na região de Jericó, constituindo-se nos mais antigos fragmentos da Bíblia hebraica que se têm notícias. Escon-didos ali pela tribo judaica dos essênios no século 1 dC, nos 800 pergaminhos, escritos entre 250 aC a 100 dC, aparecem fragmentos de todos os livros do Antigo Testamento (exceto o de Ester).

Estes documentos tiveram grande impacto na visão da Bíblia, pois fornecem espantosa confirmação da fidelidade dos textos bíblicos massoréticos aos originais. O estudo da cerâmica dos jarros e a datação por carbono 14 estabelecem que os documentos foram produzidos entre 168 aC e 233 dC. (Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil)


Integridade geográfica, cronológica e étnica
Daniel 2 – Vemos representada por uma estátua, a história dos impérios, desde Babilônia, passando pela Pérsia, Grécia, Roma e Europa, e culminando com a implantação do Reino de Deus, na segunda vinda de Cristo.
Apocalipse 1:11 – “O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.”


Referência para outras obras
Os conselhos sobre saúde, educação, finanças, leis civis e morais, entre outros, servem de base e inspiração para inúmeras obras. (“Jesus, o Maior Psicólogo que Já Existiu”, Mark Baker / “O Desafio de Amar Dia a Dia”, Bv Filmes / “Lições de Vencedor - Como os Heróis da Bíblia Superaram Desafios e Chegaram ao Sucesso”, Silas Malafaia / “A Dieta de Jesus”, Heloisa Bernardes / “Bíblia e Direito - o Espirito das Leis”, Francoise Mies: “A Bíblia, longe de ser reservada aos religiosos, aos exegetas e aos teólogos, constitui um dos fundamentos maiores de nossa civilização ocidental.”)


Fonte inesgotável
“O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo.” (Mateus 13:44)

Um único verso bíblico pode oferecer inúmeras aplicações, bem como novas lições de vida, o que não ocorre com nenhum outro livro (Harry Potter, Os Lusíadas - Camões, Divina Comédia - Dante Alighieri).

(Ex: Salmo do pastor, Salmo 23; A parábola do filho pródigo, Lucas 15:11-32; Os dois fundamentos, Mat. 7:24-29)


Solução polivalente
A Bíblia é o porto seguro para todas as pessoas e auxílio certo para as horas incertas. Ela tem resposta para várias situações, nas horas de angustia, medo, ansiedade, preocupação, solidão, dor, doença, inconformismo, tragédia, etc.

"Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança." (Romanos 15:4)

- Ansioso e impaciente - Salmo 37:4;
- Com medo – Isaias 41:13;
- Se sentido solitário – Salmo 68:6;
- Angustiado e sofrendo – Mateus 5:4;
- Doente – Tiago 5:14-15;
Doente terminal – Salmo 23:4;
- Enlutado – João 11:25;
- Quando for viajar – Salmo 121:8.

Muitos “pais da ciência” também foram profundos estudiosos da Bíblia: René Descartes – físico e matemático francês; Nicolau Copérnico – astrônomo e matemático polonês; Galileu Galilei – físico, matemático e astrônomo italiano; Sir. Isaac Newton – físico e matemático inglês; Blaise Pascal – físico, matemático e teólogo francês.; Louis Pasteur – cientista francês.


Universalidade
Encontramos a Bíblia, completa ou em porções, em mais de 2400 línguas diferentes. (Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil)

Exerce influência política, cultural e social, mesmo em países materialistas e é adversos à fé, como os comunistas.

Tem atribuído um senso de valor ao indivíduo, uma nova condição às mulheres e escravos, derribado discriminações sociais e raciais, dado razão de viver, amar, servir e respeitar a incontáveis milhões de pessoas.


Permanente e atualizada
Tudo passa ou se torna velho e imprestável. Porém, a palavra de Deus com seus princípios permanecerá para sempre. “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” (Mateus 24:35)

Provérbios 28:19 – “O que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza.”
Levítico 3:17 – “Gordura nenhuma nem sangue jamais comereis.”
Levítico 19:18 – “Amarás o teu próxi-mo como a ti mesmo.”


Imparcialidade
A Bíblia não esconde os erros dos seus personagens; é realista em suas descrições, por isso é digna de confiança.

Relata estes fatos para mostrar as consequências dos erros e a necessidade do ser humano de aceitar a Cristo para libertar-se do poder do pecado.

1 Reis 15:5 – “Davi fez o que era reto perante o SENHOR e não se desviou de tudo quanto lhe ordenara, em todos os dias da sua vida, senão no caso de Urias, o heteu.”

Mateus 16:23 – “Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.”


Informações escritas em rede
Nossa mente funciona por comparação de informação com informação, isso é o pensamento. Assim, a mente constrói com base no que já sabe, ou no que vê, ou percebe pelos sentidos. Isso tudo é comparado entre si, avaliado, para resultar em maior conhecimento para a pessoa.

A Bíblia está escrita exatamente como a mente pensa: em forma de rede de informações. Sendo assim, ela é o melhor livro que existe para despertar e desenvolver a inteligência. Dessa forma, é mais adequado estudarmos comparando os versículos uns com os outros. (Sikberto Marks) “Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.” (Is. 28: 13)

Cada coisa que vemos, gosto que sentimos, som que ouvimos e assim por diante, é gravada no cérebro em áreas específicas, e elas estão em constante comunicação. Por exemplo: é muito comum lembrarmos de uma pessoa quando sentimos o perfume que ela costumava usar; o cheiro de um bolo quentinho pode trazer à tona cenas da infância que nem lembrávamos mais.

Isso significa que as regiões responsá-veis pelo olfato e pela visão estão inte-ragindo. A interação dessas áreas cria uma rede nervosa que auxilia a memória e torna o cérebro mais "disposto" a receber novas informações.  ( http://www.esextante.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=676&sid=5 )


Vidas transformadas
A Bíblia tem transformado inúmeras vidas e culturas ao longo de sua existência. Jamais outro livro (matemática, geografia, romance, ficção) foi capaz de restaurar bêbados, prostitutas, viciados, corruptos, maridos violentos, pais desafetos, etc. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:17).

Ela apresenta o Deus que transforma vidas.

Muitos desqualificam a Bíblia e outros até ridicularizam-na sem nunca ter provado da sua leitura. É como alguém que simplesmente olha para uma laranja e, sem experimentá-la, acha estar capacitado a dizer se ela está azeda, com muito bagaço, ou sem sumo. Por isso, somente quem já leu a Bíblia várias vezes sabe o sabor que ela tem.

Deseja tornar-se um filho melhor? Deseja ser um bom companheiro para sua namorada? Deseja ser um bom profissional? Deseja ser transformado completamente? Leia a Bíblia.


Em tempo:
Devemos estudar o texto bíblico dentro do seu CONTEXTO, pois um texto fora do contexto é um PRETEXTO.

(Ex: “Não há Deus” - Salmo 53:1; “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem” - Mateus 15:1-20)