terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Morar junto, sem casar, causa depressão


Vocês querem ser modernos e práticos, deixam todo aquele papo de altar, convites com frufru e bolo de vários andares pra lá, juntam as trouxinhas e vão morar juntos. Pronto: na prática, estão casados. 

Mas, também na prática, têm chances bem maiores de acabarem de cara feia e sem vontade de sair da cama (pelos motivos errados) do que os casais de papel passado. 

“Casais que apenas moram juntos reportam níveis mais altos de depressão do que os que são casados”, alertam pesquisadores da Bowling Green State University, em Ohio (EUA). O motivo? Aquele sentimento de falta de estabilidade no relacionamento, que atinge os “juntados” 25% mais do que os casados pela lei. 

“E isso é especialmente verdade entre os casais que estão juntos há muito tempo”, diz o estudo. E aí, quer repensar essa modernidade toda?
Nota: Um tempo atrás, outra pesquisa constatou que sexo sem compromisso e sem romantismo entre solteiros também leva à depressão e à baixa autoestima (leia-se: ninguém gosta de se sentir usado como objeto). Isso sem contar recente pesquisa que mostra que a abstinência sexual antes do casamento torna melhor a vida sexual do casal. Quando esta sociedade secularizada dará o braço a torcer e admitirá que o estilo de vida preconizado pela Bíblia é realmente o melhor para o ser humano?

[Michelson Borges]

Leia também: "Vida sexual + relacionamento sério = felicidade"