Vestes de inocência
Sábado à tarde | Ano Bíblico: 2Sm 22–24 |
VERSO PARA MEMORIZAR: “Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1:27).
Leitura para o estudo desta semana: 2Tm 3:16, 17; Lc 21:36; Gn 2:20-25; 2:15-17; 3:6-11, 21
Como temos estudado, a queda de Lúcifer não se limitou ao Céu. Ele trouxe seus ardis e enganos para a Terra. Igualmente impressionante tem sido seu êxito em perverter as verdades mais evidentes da Palavra de Deus e fazer com que milhões acreditem no oposto a essas verdades.
Por exemplo, Gênesis é muito claro: os seres humanos começaram no topo da “cadeia alimentar” terrestre. Eles foram criados, de imediato, “à imagem de Deus”. Essa imagem não foi algo que evoluiu ao longo de bilhões de anos de processos naturais. A evolução ensina, ao contrário, que os seres humanos começaram no nível mais baixo (como micróbios) e, finalmente, através de um processo brutal de violência e morte, com garra, conseguiram chegar no alto da cadeia alimentar. As Escrituras, de forma diferente, ensinam que os humanos começaram no topo, à imagem de Deus, e pelo pecado começaram um constante declínio. Nesta semana, com algumas imagens de vestimentas que aparecem em Gênesis, consideraremos como essa decadência começou e qual é a única solução.
No sábado que vem a igreja receberá 2 milhões de amigos. Prepare-se! Igreja receptiva e motivada vale muito!
Domingo | Ano Bíblico: 1Rs 1, 2 |
Os primeiros dias
Leia os dois primeiros capítulos de Gênesis. Tente imaginar como deve ter sido a Terra, recém-saída das mãos do Criador, um mundo não contaminado pelo pecado. De que maneiras nosso mundo hoje se mostra diferente de como era naquela época?
Adão e Eva foram colocados em um ambiente além de nossa imaginação mais fantástica, um lar impressionante em um lindo jardim com animais e outras criaturas leais. Eles se deleitavam no cenário espetacular, nas flores perfumadas, nos pássaros, nos animais, no amor de Deus e em seu mútuo amor. Não queriam nem precisavam de nada mais, e cuidavam do jardim conforme seu Criador havia ordenado. Adão e Eva certamente esperavam a visita de seu Mestre quando passeavam juntos no jardim e ativamente se comunicavam com Ele. Sabiam que Ele os amava e, em contrapartida, seu amor por Ele aumentava a cada dia.
A ligação de Adão e Eva com seu Criador e Mestre se desenvolveu e cresceu através desses estimados contatos diários, em um mundo que não conhecia pecado nem a decadência e devastação que o pecado sempre traz.
1. Como podemos ter uma relação semelhante com nosso Criador hoje, em um mundo por muito tempo corrompido pelo pecado? 2Tm 3:16, 17; Lc 21:36; Mt 6:25-34; Jo 17:3
Adão e Eva entretinham comunhão direta com o Senhor, um privilégio que não temos agora. No entanto, assim como ocorria com Adão e Eva, temos o privilégio de viver em constante ligação com o mesmo Deus. Com certeza, o pecado atrapalhou, mas por meio de Jesus, que ligou o Céu à Terra com laços que nunca poderão ser quebrados, um caminho foi pavimentado para que vivamos de forma tão próxima e íntima do nosso Criador, quanto é possível hoje.
Em que grau de intimidade e proximidade você anda com Deus? Enquanto reflete em sua resposta, pergunte a si mesmo: O que estou fazendo para reforçar essa intimidade ou para destruí-la? Que escolhas devo fazer, se desejo andar mais perto do Senhor?
Planeje, organize, ensaie e motive para receber bem os amigos na igreja, no dia 16!
Segunda | Ano Bíblico: 1Rs 3, 4 |
Despidos, mas não envergonhados
Para nós, cujos conceitos do mundo, da realidade e de tudo, na verdade, são filtrados, contaminados e distorcidos pelo pecado, é muito difícil imaginar plenamente a condição moral de Adão e Eva no Éden. Eles não conheciam dor, sofrimento, engano, traição, morte, perda, vergonha, especialmente a vergonha sexual (que é talvez a mais prevalecente hoje, em um mundo tão envolvido nas consequências do pecado).
2. Qual é a proximidade do relacionamento e intimidade entre Adão e Eva, revelados em Gênesis 2:20-25?
Como “uma só carne” (Gn 2:24), Adão e Eva eram próximos então, não só de Deus, mas um do outro. O texto é muito claro, muito definido: eles estavam nus e não se envergonhavam (v. 25). Isso demonstra pureza e inocência!
“Esse casal, que não tinha pecados, não fazia uso de vestes artificiais; estavam revestidos de uma cobertura de luz e glória, idêntica à dos anjos. Enquanto viveram em obediência a Deus, essa veste de luz continuou a envolvê-los” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 45).
Não nos é dito como essa luz se parecia exatamente, como funcionava, nem qual era seu propósito. Apenas que, mesmo com essa luz, eles ainda eram considerados “nus”. O fato de que eles não tinham vergonha deve ter significado que essa cobertura de luz não escondia completamente sua nudez, mas, naquele ambiente sem pecado, isso não importava, pois havia inocência.
Em certo sentido, a ênfase na nudez parece revelar a condição de proximidade física desfrutada pelo casal sem pecado. Havia uma sinceridade, uma transparência, uma inocência sobre eles e sobre tudo que faziam, que tornava possível esse estado de coisas. Eles viviam em completa honestidade, franqueza e liberdade entre si e diante de Deus. Afinal de contas, foi assim que o Senhor ordenou. Como isso deve ter sido agradável!
Quanta sinceridade e transparência existem em sua vida? Ou você está constantemente escondendo as coisas, pegando atalhos morais, disfarçando-se em capas que não revelam o que realmente está acontecendo? (Veja Mt 10:26). Nesse último caso, que aspectos de sua vida você deve começar a mudar?
O livro Ainda Existe Esperança será um lindo presente para seu amigo no próximo sábado. Já adquiriu?
Terça | Ano Bíblico: 1Rs 5, 6 |
O teste
A lição da semana passada falou sobre uma verdade fundamental: a liberdade que Deus concede aos seres morais. Novamente, sem essa liberdade, eles poderiam fazer coisas “morais”, da mesma forma que o alarme de uma casa, que protege as pessoas do crime, faz algo “moral”; mas, quem consideraria o alarme “moral”? Da mesma forma, seres que não têm nenhuma escolha, exceto fazer o que é certo, também não são “morais”. Somente os seres livres podem ser morais.
Um teste simples foi dado a Adão e Eva, para ver se, em sua liberdade, eles obedeceriam ao Senhor. Em certo sentido, foi um tempo de prova para essas criaturas livres. Liberdade significa exatamente isto: liberdade. E eles teriam que provar que fariam a coisa certa com a liberdade que lhes foi dada.
3. Pense no ambiente em que Adão e Eva passaram pelo teste experimental. Por que esse ambiente tornou sua transgressão muito mais notória? Gn 2:15-17
4. Observe atentamente o que Satanás disse a Eva em Gênesis 3:1-4. Que verdade ele distorceu e misturou com suas mentiras?
É interessante que a árvore era do “bem e do mal”. Deus, obviamente, não queria negar o bem a Adão e Eva. Na verdade, todo o mundo que Deus criou, incluindo eles, era bom, aliás “muito bom” (Gn 1:31). O Senhor queria preservá-los do conhecimento do mal.
Isso não é difícil de entender, certo? Mesmo em nosso mundo caído, qual pai não quer proteger seus filhos do conhecimento do mal? Quanto mais, então, Deus desejava também proteger Adão e Eva do mal, do conhecimento daquilo que os levaria a perder suas vestes de luz, e os faria conhecer a vergonha, o sofrimento e morte?
O mal nem sempre vem em manifestações gritantes, fáceis de ver e detectar e, muitas vezes, evitar (afinal de contas, quantas pessoas são assassinas em série e coisas afins?). Há, no entanto, manifestações muito sutis do mal. Quais poderiam ser essas? Como podemos aprender a identificar essas formas do mal e nos proteger delas?
Fale para seus irmãos que eles conhecerão seu amigo no dia dos “Amigos da Esperança”, no próximo sábado!
Quarta | Ano Bíblico: 1Rs 7, 8 |
Roupas novas
Como sabemos muito bem, mesmo submetidos a um teste muito simples, Adão e Eva falharam. Dizer que os resultados foram trágicos seria, certamente, o maior eufemismo da história humana. O termo “trágico” não comunica plenamente os resultados horríveis da desobediência de nossos pais.
5. Qual foi a primeira coisa que aconteceu depois que Adão e Eva caíram (exatamente o que Satanás, no verso 5, disse que aconteceria), e o que isso significa? O que isso sugere quanto aos resultados da sua transgressão? Gn 3:6-11
Seus olhos foram abertos, exatamente como Satanás disse que seriam, só que agora passaram a ver de modo diferente o mundo e a realidade, e não como sempre haviam visto. Ao longo desses versos, o tema da nudez se repete. É o tema predominante na seção. Sua perda da inocência, sua transgressão, sua nova relação com Deus e entre si se manifestaram na sua compreensão de que estavam nus.
Observe, também, a pergunta do Senhor para eles: “Quem te fez saber que estavas nu?”(Gn 3:11). Isso implica que, em sua inocência, eles nunca haviam percebido sua nudez. Parecia que esse era um jeito natural de ser, e assim eles nem pensavam nisso. Depois, porém, não só pensavam nisso, mas eram dominados pela vergonha causada pela situação.
Observe, também, a pergunta do Senhor para eles: “Quem te fez saber que estavas nu?”(Gn 3:11). Isso implica que, em sua inocência, eles nunca haviam percebido sua nudez. Parecia que esse era um jeito natural de ser, e assim eles nem pensavam nisso. Depois, porém, não só pensavam nisso, mas eram dominados pela vergonha causada pela situação.
6. Qual é o significado da reação de Adão e Eva à própria nudez? Gn 3:7
Imagine Adão e Eva se escondendo atrás de alguns arbustos, olhando-se com a boca aberta e tentando se cobrir diante do Senhor. Olhando para as possibilidades de coberturas, devem ter decidido que as folhas de figueira eram as melhores. Assim, temos ali a primeira lição de salvação pelas obras, de seres humanos tentando resolver o problema do pecado por suas próprias obras e ações. Mas a tentativa deles então, não foi mais inútil do que são as nossas tentativas hoje.
No próximo sábado todas as atenções serão para seus convidados especiais.
Quinta | Ano Bíblico: 1Rs 9, 10 |
Vestes de pele
“Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu” (Gn 3:21).
Ontem vimos a resposta de Adão e Eva ao seu pecado; hoje veremos a resposta de Deus. No texto acima, temos a mensagem do evangelho prefigurada.
Primeiro, podemos ver que a cobertura de folhas de figueira de Adão e Eva não foi adequada. Se fosse, não teria havido necessidade de matar animais inocentes para vestir o casal caído. Se fosse suficiente operarmos nossa salvação, Cristo não precisaria ter morrido por nós. Assim como folhas de figueira teriam sido menos dispendiosas e traumáticas que a morte de animais inocentes, também, nossas obras teriam sido menos dispendiosas do que a morte de Jesus. Por isso Ele teve que morrer por nós; por isso animais inocentes foram mortos. Não havia outro caminho (Gl 3:21; Rm 3:21-28).
Em segundo lugar, qual é a principal diferença entre as folhas de figueira e as peles de animais? O que, inevitavelmente, vem destas últimas e que não vem das primeiras? Evidentemente, a resposta é: sangue. Somente isso deveria nos dizer como o evangelho aparece em Gênesis 3:21 (Leia Lv 17:11; Ap 12:11; 1Pe 1:18, 19; Hb 9:22).
Em terceiro lugar, talvez a parte mais significativa do texto seja a última, que diz: “[Ele] os vestiu” (Gn 3:21). O original hebraico é claro: foi o Senhor que colocou as peles de animais em Adão e Eva. Foi Seu ato em favor deles que cobriu a vergonha de sua nudez. O texto diz apenas que uma “pele” os cobria, mas não nos diz de que tipo. No entanto, não seria difícil fazer uma suposição correta, não é mesmo? (Veja Gn 22:8; Jo 1:36; 3:16).
7. Escreva “F” para falso e “V” para verdadeiro:
A) A lei anula as promessas de Deus ( ) – B) A lei não pode dar vida ( ) C) A justiça procede da lei ( ) – D) A justiça se manifestou sem a lei, pela fé no sangue de Jesus ( ) – E) O sangue de Jesus nos isenta da obediência à lei ( ).
A) A lei anula as promessas de Deus ( ) – B) A lei não pode dar vida ( ) C) A justiça procede da lei ( ) – D) A justiça se manifestou sem a lei, pela fé no sangue de Jesus ( ) – E) O sangue de Jesus nos isenta da obediência à lei ( ).
8. Qual é a frase correta:
A) As vestes de peles de animais não tinham nenhum significado espiritual. Eram apenas proteção ( ) – B) O sangue não deveria ser ingerido. Era colocado no altar, como expiação ( ) – C) Os vencedores não abrem mão da vida diante da morte ( ) – D) O sangue de Cristo é mais precioso do que prata e menos precioso do que ouro ( ) – E) Deus perdoa o sincero, mesmo que não creia no sangue de Cristo ( ).
9. Identifique a frase errada:
A) Vestes de peles eram superiores porque: foram feitas por Deus, envolviam sangue animal e traziam certeza de proteção ( ) – B) Abraão e Isaque não levaram um cordeiro ao monte ( ) – C) Foi Pedro que disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” ( ) – D) Só existe vida eterna pela fé no Filho de Deus ( ).
A) Vestes de peles eram superiores porque: foram feitas por Deus, envolviam sangue animal e traziam certeza de proteção ( ) – B) Abraão e Isaque não levaram um cordeiro ao monte ( ) – C) Foi Pedro que disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” ( ) – D) Só existe vida eterna pela fé no Filho de Deus ( ).
Ore por seu convidado! Prepare o cardápio simples e de bom gosto!
Sexta | Ano Bíblico: 1Rs 11, 12 |
Estudo adicional
Leia de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 44-70: “A Criação”, “A Tentação e a Queda“ e o “O Plano da Redenção“.
A veste branca de inocência foi usada por nossos primeiros pais, quando foram postos por Deus no santo Éden… O homem nada pode imaginar para suprir as perdidas vestes de inocência… Somente as vestes que Cristo proveu podem nos habilitar a aparecer na presença de Deus (Ellen G. White, Maranata, O Senhor Vem [MM 1977], p. 76).
O Senhor Jesus Cristo preparou uma vestimenta – o manto de Sua própria justiça – que Ele colocará sobre toda pessoa arrependida e crente que a receberá pela fé... Então, quando o Senhor olha para o pecador arrependido, Ele vê, não as folhas de figueira que o cobrem, mas a própria justiça de Cristo (Ellen G. White, Olhando Para o Alto [MM 1983], p. 373).
Perguntas para reflexão:
1. Leia Gênesis 3:6. De que avenidas do coração de Eva o diabo conseguiu se aproveitar, ao tentar derrubá-la? Como ele explora essas mesmas avenidas também hoje?
2. Pense mais sobre a importância da nudez na narrativa do Éden. O que mais podemos tirar dessa ideia para melhor entender o que aconteceu ali?
3. Leia Hebreus 5:14. Pense mais nessa questão do mal. O que queremos dizer com a palavra mal? É algo que é sempre absoluto e imutável? Ou é um termo relativo, ou seja, o que algumas culturas consideram mal, outras culturas podem considerar bem, ou, o que antes era considerado mal em uma cultura, agora não é mais? Até que ponto a cultura influencia nosso conceito do bem e do mal? Como podemos ir além da nossa cultura e ter certeza do que é bom ou mau? Como devemos entender Isaías 5:20?
1. Leia Gênesis 3:6. De que avenidas do coração de Eva o diabo conseguiu se aproveitar, ao tentar derrubá-la? Como ele explora essas mesmas avenidas também hoje?
2. Pense mais sobre a importância da nudez na narrativa do Éden. O que mais podemos tirar dessa ideia para melhor entender o que aconteceu ali?
3. Leia Hebreus 5:14. Pense mais nessa questão do mal. O que queremos dizer com a palavra mal? É algo que é sempre absoluto e imutável? Ou é um termo relativo, ou seja, o que algumas culturas consideram mal, outras culturas podem considerar bem, ou, o que antes era considerado mal em uma cultura, agora não é mais? Até que ponto a cultura influencia nosso conceito do bem e do mal? Como podemos ir além da nossa cultura e ter certeza do que é bom ou mau? Como devemos entender Isaías 5:20?
Respostas sugestivas:
1: Ler a Bíblia; orar sem cessar; buscar primeiro a Deus, confiando em Seu sustento; conhecer a Deus, que é vida eterna.
2: Deus criou Eva, da costela de Adão, para ajudá-lo e estar ao seu lado. Quando se uniram, eram uma só carne.
3: O Éden era um paraíso perfeito; Deus alertou sobre o teste; podiam desfrutar de tudo, exceto de uma árvore.
4: A ordem de comer de todas as árvores, menos uma; desmentiu a Lei de Deus, quanto aos efeitos da desobediência.
5: Seus olhos se abriram, perceberam que estavam nus e se esconderam. Tiveram medo. Assim conheceram o mal.
6: Tentaram se cobrir com folhas de figueira; a salvação pelas obras foi inútil; diante de Deus se sentiam nus.
7: Respostas corretas: B e D.
8: Frase correta: B.
9: Frase errada: C.
1: Ler a Bíblia; orar sem cessar; buscar primeiro a Deus, confiando em Seu sustento; conhecer a Deus, que é vida eterna.
2: Deus criou Eva, da costela de Adão, para ajudá-lo e estar ao seu lado. Quando se uniram, eram uma só carne.
3: O Éden era um paraíso perfeito; Deus alertou sobre o teste; podiam desfrutar de tudo, exceto de uma árvore.
4: A ordem de comer de todas as árvores, menos uma; desmentiu a Lei de Deus, quanto aos efeitos da desobediência.
5: Seus olhos se abriram, perceberam que estavam nus e se esconderam. Tiveram medo. Assim conheceram o mal.
6: Tentaram se cobrir com folhas de figueira; a salvação pelas obras foi inútil; diante de Deus se sentiam nus.
7: Respostas corretas: B e D.
8: Frase correta: B.
9: Frase errada: C.
Amanhã será o grande dia! Convite confirmado. Igreja receptiva. Comida pronta. Livro na mão. Que o poder do Espírito seja sobre todos!