sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ficar, uma realidade que não é nossa

Ficar segundo o Dicionário Howaiss é “manter com alguém convívio de algumas horas sem compromisso de estabilidade ou fidelidade amorosa”. Ficar é brincar de estar amando, é o cortejo irresponsável, momentâneo, sem futuro. É um tipo de brincadeira perigosa, como quem brinca com fogo. Ficar é uma maneira de manipular alguém mediante conversas e atitudes que podem seduzir física e emocionalmente, isto sem falar na defraudação moral e emocional para com esta. Ficar por ficar é algo que foge completamente aos princípios do namoro cristão. Além do mais é muito difícil “ficar” sem que não haja um envolvimento emocional, e isso acaba machucando.

Observe as consequências negativas do ficar:


1 - incentiva paixões e hábitos impuros levando o jovem cristão a ser controlado por emoções e não pela Palavra;
2 - incita a infidelidade e a mentira (Jo 8.44);
3 - ataca a moral cristã, ou seja, defrauda a imagem do jovem cristão perante a sociedade e a Igreja;
4 - incentiva as paixões da carne (II Tm 2.22).
Entendemos que todo ser humano tem uma profunda necessidade de relacionar-se, de amar e ser amado, compreender e ser compreendido, procurar intimidade, afirmação e companheirismo, pois Deus assim nos fez seres sociáveis. Entretanto, é necessário que os jovens tenham sabedoria para saber como “administrar seus relacionamentos “.
Da parte de Deus ele está constantemente interessado em aperfeiçoar esses relacionamentos, tal verdade é percebida nas 123 páginas da BÍBLIA que são destinadas a conselhos aos jovens.

Se hoje é tão difícil para você jovem não se sentir atraído pelo “FICAR”, como então resisti-lo? Vou lhe dar aqui três dicas para você vencer essa batalha e ser diferente do mundo, pois ele passa junto com seus padrões, mas “o que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. Confira…
SAIBA QUEM VOCÊ É

Em um primeiro aspecto você precisa descobrir quem você é, e saber que é um ser humano criado por Deus com instintos sexuais, porém, estar ciente desta realidade não é suficiente para colocar rédeas em seus hormônios. Você precisa aprender a lidar principalmente com sua vida espiritual, para então controlar o lado físico da sexualidade. ( II Co 10:5 ), pois o fato de ser crente o torna imune aos ataques do inimigo ( Ef6:12 ). Mas, é possível ser vitorioso quando você se intensifica com Cristo e somente unido a ele terás uma vida pura, quando pressionado a pecar ( Ef 2:3 , I Jo . 5:11-12 ).

PROCURE ENTENDER A VONTADE DE DEUS NA SUA VIDA

Um segundo aspecto que lhe dá resistência ao “FICAR” é saber a vontade de Deus para sua vida. ( Ef 5:17,IJo 2:17 ). De uma lado, a vontade divina para você abrange duas esferas geral e específica; por outro lado, a vontade geral de Deus já está revelada na sua palavra. Exemplos: sobre o relacionamento físico entre duas pessoas ( I Tes 4:1-7 ). Sobre o relacionamento com descrentes ( II COR 6:14-18 ).


Há muitos mandamentos na BÍBLIA que não deixam nenhuma dúvida sobre a vontade de Deus para a maioria das áreas de sua vida. Eis a importância 

de colocar como prioridade a leitura, estudo, a meditação e a obediência à palavra de Deus; também é indispensável que a partir do momento você entenda algo que Deus já lhe revelou em sua Palavra, não buscar outra orientação sobre o assunto.


SAIBA SELECIONAR SUAS AMIZADES

Lembre-se: Deus está mais interessado em quem você é, do que naquilo que você faz, pois não é o que você pratica que determina quem és, mas quem você é que determina o que você faz.

Um terceiro aspecto que quero abordar para você resistir ao “FICAR” é quanto a escolha de suas amizades ( Pv22:11).
Se você não se sente maduro o suficiente para namorar corretamente dentro dos padrões aceitos por Deus, não se precipite, vá como calma, jamais abaixe seus valores, nunca aceite nada inferior ao melhor que Deus tem para você.
Não permita que o inimigo lhe roube a esperança. Deus vai lhe dar o companheiro(a) de que você precisa no momento certo e quando você estiver preparado (a) para isso. Enquanto isso….faça amizades, saudáveis amizades, pois os amigos são uma das mais fortes influências em sua vida, que podem te levar para o bem ou para o mal.
Para encontrar amigos de verdade você precisa se ver como filho de Deus, enxergando o outro como também criado à imagem dele, senão terás apenas conhecidos e não companheiros para o que der e vier.



Lembre-se: Deus lhe dá liberdade, porém, ela anda junto com a responsabilidade, você é responsável para saber escolher suas amizades a dedo. Seja um amigo de verdade, comunicando bem e sendo compatível, crendo nas mesmas coisas ( I Co 15:33 ). Promova o desenvolvimento de seu amigo. Não procure seus próprios interesses ( Jo 15:12-13, MA 10:45 ), mas ajude o teu próximo a revelar-se na presença de Deus. Coopere para o seu crescimento espiritual.

Aceite e confie no outro ( Rm 15:7 , Pv 16:2 ) saiba ouvir com sabedoria, entenda que mudar caráter e personalidades é missão do Espírito Santo, seja um amigo que edifique os outros.
Fale sempre a verdade e saiba perdoar, pois na trilha da amizade mais cedo ou mais tarde acabamos magoando alguém, ou sendo ofendido ( Ef 4:156, Rm 8:1, Ef 4:32 ). Não despreze o melhor amigo que você pode Ter, Jesus, que sempre se dispõe a lhe ensinar a ser um verdadeiro amigo ( I Jo 3:16 ).
Escolha bem seus amigos, tenha e seja um amigo exemplar, para ser capaz de resistir ao “FICAR”. E lembre-se você futuramente vai acabar se casando, dentro da vontade de Deus, com alguém que 1º é seu amigo. Portanto, esteja consciente se sempre ser ”A PESSOA CERTA” e Deus também lhe fará encontrar ”A PESSOA CERTA” para aprofundar seus relacionamento (Sl 37:3-7).


Fonte: novotempo.com
LND