Estamos mais uma vez às vésperas do Natal. Faltam apenas 26 dias para a comemoração mundial desta data.
Em meio à banalização do Natal através de nossa cultura consumista, iremos abordar o real significado e como as pessoas são incoerentes em suas comemorações.
Nesta primeira parte da matéria, iremos abordar:
- O que é o natal;
- Qual o seu significado para a humanidade;
- Algumas incoerências nos simbolos do natal.
O QUE É O NATAL?
Para responder essa pergunta, precisamos voltar no tempo através dos Evangélios Bíblicos (S.Mateus, S.Marcos, S.Lucas e S.João) e procurar os acontecimentos relacionados ao nascimento de Jesus.
Não são todos os Evangélios que relatam fatos do nascimento, mas, cada um apresenta Jesus como sendo o centro de nossa esperança e salvação, por isso, o seu nascimento é festejado com alegria, pois, EMANUEL (Deus conosco) veio através da virgem Maria (encarnou), e cumpriu sua missão na terra, salvar todo aquele que crer.
Podemos aqui colocar algumas situações embaraçosas:
- Vivemos em uma sociedade em que 1/3 da população nunca ouviu falar de Jesus ou não o aceita como o Deus que veio ao mundo como homem para nos salvar (o maior presente já oferecido para a humanidade).
- O mundo todo, de uma forma ou de outra comemoram o natal, oferecendo presente para seus entes queridos. Jesus é deixado de lado e presentes são oferecidos para pessoas e não para Deus.
- O comércio move o mundo, por isso, a história da mangedoura esta sendo substituida pelo folclore do velinho no Polo Norte com seus duendes e renas voadoras.
- Aqui no Brasil, muitos que pertencem a crenças, igrejas ou crenças que não aceitam Jesus como Senhor, Salvador e Deus, comemoram o natal da mesma maneira que os cristãos.
Quero dizer, que não estou indo contra a comemoração e sim contra a contrafação da comemoração. O Presente de Deus (Jesus), foi enviado para salvar toda a humanidade através de sua morte na cruz. Sabemos que sua missão foi cumprida pelos relatos bíblicos da ressurreição corpórea de Jesus ao terceiro dia.
Jesus ainda apareceu para seus discípulos (em torno de 500 pessoas) durante 40 dias, foi para o céu em "carne e osso" (não em um corpo espiritual) e seus dois anjos prometeram que Ele irá voltar da mesma forma que subiu para o Pai (corpórea e visível para todas as pessoas).
Refletindo nisso, é motivo de grande alegria festejarmos o nascimento de Jesus ou o "natal", mas, se você for procurar nas enciclopédias, verá que Jesus não nasceu em Dezembro e sim na primavera (Setembro ou Outubro), pois, os pastores de ovelhas estavam dormindo ao relento cuidando de seus rebanhos e mesmo sendo os mais rejeitados pela sociedade da época, foram os únicos a ouvirem o côro angelical e receberem o convite para adorar o Deus menino na manjedoura.
O dia 25 de dezembro era comemorado em uma festividade pagã, em culto ao deus sol, que para eles era o responsável pela vida. Hoje os ciêntistas dizem que o sol irá um dia se apagar (morrer), se sabemos que Deus não morre, mais um ponto para os adoradores do único Deus verdadeiro (Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo).
Por isso, acredito na comemoração do nascimento de Jesus, mas, deveríamos comemorar pois já recebemos o maior presente de todos e não trocar presentes com nossos queridos. Com certeza Jesus gostaria que ao invés de gastarmos com ceias e presentes para nossos amados, fizessemos doações de tempo e dinheiro através de atos de bondade para os menos favorecidos deste mundo. Você seria o maior beneficiado através de um sentimento de satisfação em ser um canal de Deus para ajudar as pessoas sofredoras desta terra. Esse deveria ser o "espirito de natal".
QUAL O SIGNIFICADO DO NATAL PARA A HUMANIDADE?
O nascimento de Jesus é um divisor de águas para a humanidade. O próprio calendário foi dividido em a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo).
Aqui podemos dizer que muitos que comemoram o natal (nascimento de Jesus), estão comemorando sua destruição eterna.
Pesado?
- Sim!!!
Analise comigo:
- Conforme os escritos bíblicos (inspirados por Deus), Jesus é o único caminho para chegar até Deus (salvação eterna), todos aqueles que comemoram o natal, estão comemorando o nascimento do único que pode salvar e também com sua morte, acabou com os planos de Satanás e um dia irá destruir o originador do pecado no univérso (Satanás e seus anjos), a morte, o pecado e todos os que continuarem presos ao pecado, pois, não aceitam o maior presente do univérso, Jesus.
- Se eu ganho um presente e não aceito ou deixo ele embrulhado, o maior prejudicado serei eu mesmo, pois, quem deu o presente o fez com alegria, mas, quem não irá aproveitar os benefícios desse presente serei eu, pois, escolhi não aceitar ou não abrir.
- A salvação é idêntica, posso aceitar o presente e não abrir, significa que posso aceitar Jesus parcialmente, desde que seus ensinos não venham bater de frente com minhas vontades e desejos. Esse comportamento é o mesmo que não aceitar a Jesus, pois, você está deixando o melhor que Deus tem para você, os sonhos que Deus quer te ajudar a alcançar e colocando muitas vezes pessoas mortais (chefe, família, amigos) acima de Deus ou colocando o dinheiro como o único meio de salvação.
Se eu não aceito Jesus como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (da minha vida) pelo poder de perdoar ou pagar o preço do pecado, eu estou me condenando e não Deus.
Se eu aceito a Jesus e deixo ele embrulhado para mostrar para os outros apenas a embalagem de vez em quando, também estou escolhendo a condenação eterna e não Deus.
Se eu prefiro confiar no meu emprego, no meu dinheiro e nas minhas poses em lugar de confiar em Deus, já estou condenado, pois, fiz a escolha, da mesma forma, que Deus fez a escolha de nos salvar mas não nos obriga a aceitar e sim sempre esta convidando e oferecendo de graça o maior presente já comprado, comprado com o sangue do Filho de Deus por nós.
A cada segundo você pode escolher, escolha aceitar de graça a salvação por meio de Jesus.
ALGUMAS INCOERÊNCIAS NOS SIMBOLOS DO NATAL
O marketing é uma ferramenta que, em nossa sociedade consumista, estará sempre ditando modas e conceitos. Há alguns anos atrás, quando minha filha tinha uns 3 anos, o shopping de nossa cidade apresentou um teatro de marionetes sobre o nascimento de Jesus.
Como você responde esta pergunta? |
Ficamos durante 10 minutos assistindo e vendo os bonecos de José e Maria chegando em Belém, depois os anjos anunciando o nascimento para os pastores e no final os 3 reis magos vindo do Oriente para presentear Jesus com suas maiores riquezas.
Tudo certo até esse momento da história.
Mas, o grande momento se aproximava, a peça teatral com marionetes estava chegando no fim com a entrega dos presentes para Jesus. Os reis magos se aproximaram da manjedoura e colocaram no chão aos pés da manjedoura os presentes. Maria se aproximou para tirar o cobertor que estava por cima da manjedoura e apresentar Aquele que morreria pelos nossos pecados, nos dando o presente da salvação.
Eu quero que você gaste muito. Para provar que ama sua família. |
Veja, faz mais de 10 anos e isso continua em minha mente, para mim, essa foi a maior e melhor propaganda de marketing, pois, não consigo esquecer, toda a vez que penso no natal eu lembro dessa cena. Imagina as crianças que assistiram e que os pais não disseram que era uma mentira.
Como o ser humano, tão inteligente e criado a imagem e semelhança de Deus, pode aceitar colocarem uma figura folclória no lugar do único personagem que pode e tem o poder de nos salvar?
Para mim, essa é a maior incoerência, depois vem a árvore de natal, que na idade média era um simbolo da inquisição, pois, cabeças de pessoas que não aceitavam abandonar as verdades bíblicas (cristãos) eram penduradas nas árvores. Hoje penduram bolas coloridas, sem saber o que elas significam. E pergunto, quem penduram essas bolas nas árvores? Os próprios cristãos que se nascessem na época da inquisição, provavelmente teriam suas cabeças cortadas e usadas como enfeite cruel de uma perseguição sem justificativa.
Jesus disse que o único bom é Deus! Se o papai noel tivesse essa fisionomia será que você incentivaria seu(s) filho(s) a gostar(em) dele? |
Os pais preferem comprar presentes que irão se deteriorar ao invés de levarem seus filhos aos pés do único que pode oferecer um presente que nunca acabará.
Na sequência dessa matéria estaremos analisando outros tópicos sobre o natal e o prejuízo da sociedade não aceitar a única forma de salvação eterna.
Veremos como o presente que Jesus oferece todos os segundos de nossa vida, pode transformar pessoas em melhores cidadãos, pais, filhos e também transforma as pessoas em herdeiros do reino de Deus e em filhos de Deus.
Que nesse natal, você possa comemorar o nascimento dAquele que é o nosso presente maior e ajudar ao seu próximo da mesma maneira que Jesus ajudou quando esteve aqui na terra, ao ponto, de dar a sua vida para a salvação de toda a humanidade, daqueles que aceitarem esse maravilhoso presente.
Deus te abençoe e te dê poder para fazer a melhor das escolhas, deixar Jesus ser o seu Senhor e Salvador.