terça-feira, 12 de abril de 2011

Massacre na Escola Municipal de Realengo - Rio de Janeiro - Volta às aulas - Tentando entender o motivo do atirador e as estratégias da Escola

Nesse momento (08h20) , enquanto a mídia mostra outro fato sensacionalista de um provável morador de rua embreagado que esfaqueou duas pessoas na Av. Paulista em São Paulo, os alunos da Escola Municipal de Realengo no Rio de Janeiro estão sendo recebidos para o reinício das aulas após o massacre do atirador suicida.


Isso mostra  o quanto gera dinheiro para a mídia notícias diferentes das demais e com essas notícias gastam-se muitas horas de reportagens para atrair a curiosidade das pessoas, tanto apresentando fatos como também através de matérias de cunho emocional que atrai a atenção e gera indignação na população em geral.

Sobre a volta das crianças para a escola, elas serão recebidas com uma festa. Festa? Por favor, alguém me diga, qual  motivo da Festa?


Será que a festa é pelo fato do atirador estar morto? Será que essa festa é para as vítimas do assassino? Ou será que é apenas para tentar tirar o foco das crianças e adolescentes para o que ocorreu na escola?

Veja que são soluções baratas e sem sentido, pois, o que as crianças e os pais necessitam hoje é de um amparo psicológico, precisam de terapia para trabalhar esse trauma e dessa forma superar os acontecimentos terríveis que sofreram, pois, dificilmente voltará a acontecer uma situação igual nessa mesma escola e com esses mesmos alunos.

Já está na hora de tentar resolver os problemas de maneira séria e não com festa. Fico tentando me colocar no lugar de um pai que perdeu seu filho nessa tragédia (é muito difícil) e ficar sabendo que hoje terá uma festa para a volta às aulas, qual será o sentimento desse pai? Ficará satisfeito em saber que depois de uma tragédia que para ele foi de grande magnitude, a escola faz festa para a volta dos alunos? Aonde fica a consideração pelas famílias que perderam seus filhos amados em virtude de um ato desiquilibrado de uma pessoa que continuo a não querer informar o nome, pois, esse nome não deveria ser divulgado, para que ele não consiga seu intento de ficar famoso se não em vida mas através de sua morte.

Oro para que Deus continue dando conforto para as famílias das vítimas fatais e que Deus cuide dos que ainda estão hospitalizados. A nossa única esperança está nas promessas de Deus em Sua Palavra a Bíblia.

Para os pais e parentes das vítimas, digo que Deus sabe muito bem o que estão sentindo, pois o Seu Filho  (Jesus), veio como homem para poder morrer pelos nossos pecados. Jesus não levou um tiro na cabeça ou no tórax, Ele foi esbofeteado, hostilizado, maltratado, cuspido, açoitado 39 vezes , coroado com uma coroa de espinhos e ao final da tortura, acabou sendo pregado nú em uma cruz e Deus vendo tudo e tendo todo o poder para livrá-lo, apenas observou com dor no coração, pois sabia , que esse sacrifício era a única forma de vencer o pecado e a morte que reina nesse mundo tenebroso.

Por isso, você que está lendo, e não entende muitas coisas, saiba que Deus prometeu enxugar todas as lágrimas do seu rosto e se Ele prometeu irá cumprir, pois, Deus não mente, Ele é a própria verdade e além disso ele prometeu que vai voltar e quando voltar (os sinais já estão mostrando que está chegando o grande dia de sua volta), Ele irá ressuscitar seus entes queridos para viverem eternamente ao seu lado, com corpos perfeitos em um lugar que não haverá hospitais, delegacias, policiais, traficantes, injustiças e preconceitos, um lugar que reinará a paz, pois o próprio Príncipe da Paz viverá em nosso meio.

Peço também que orem pela família do atirador, eles não tem culpa, não é preciso retaliação em pessoas inocentes que  tem o mesmo sangue do culpado. Busquem a paz, principalmente a paz de Deus. 

Todos nós erramos, não somos perfeitos, uns com seus erros afetam mais pessoas, outros podem afetar poucas, mas, todos necessitamos de perdão e também de perdoar, pois, através do perdão um peso imenso é tirado de nossos ombros e conseguimos viver pela fé, olhando para os eventos que ainda estão por vir e esses eventos que foram profetizados na Bíblia, se cumprirão queira você acreditar ou não, mas de tudo de ruim que ainda irá acontecer nesse mundo por causa do homem, Deus tem a solução e essa solução é para todos os que quiserem, não custa nada, basta aceitar.

Veja a profecia que está em II Timóteo 3:1-7
"SABE, porém, isto; que, nos últimos dias, sobrevirão tempos trabalhosos;
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias, carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade."

Essa é uma das muitas profecias sobre e estado do homem nos últimos dias, será que isso é uma realidade em nossa época? Veja que foi escrito há quase 2.000 anos atrás.

Agora veja outra profecia sobre os eventos de ordem natural, que está em S.Mateus 24:4-12
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão-de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes, por causa do meu nome.
Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará."


Será que temos guerras em nosso dias? Fome? Pestes (doenças incuráveis)? Terremotos? Traição? Multiplicação da Iniquidade (pecado=atos ruins que afetam outros)? Amor esfriando?

Vamos agora para as profecias de esperança, será que a Bíblia oferece isso ou temos que acreditar em horóscopos, videntes e outros que dizem saber prever o futuro? Vejamos o que diz em Apocalipse 21:1-7
"E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará dos seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E, o que estava assentado sobre o trono, disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho."

Veja, no livro de Apocalipse, aonde a grande maioria tem medo de ler, contém uma das mais belas profecias de esperança, significa então que eu não preciso ter medo da Bíblia, eu preciso ter medo da sabedoria humana, que se estiver afastada da Bíblia gera ruína e destruição.

Depois de tudo o que foi dito acima, se você quiser mais detalhes sobre essa maravilhosa esperança, venha participar conosco de uma programação especial chamada "AMIGOS DA ESPERANÇA", que será realizada em todas as Igrejas Adventistas do Sétimo Dia em 8 países da América Latina no próximo Sábado dia 16/04/2011 das 10h00 às 12h00.


Não tenha preconceito ou medo de entrar em uma de nossas Igrejas, não fazemos nada sensacionalista (expulsar demônios, derrubar as pessoas, falar em línguas estranhas), nossos cultos são de adoração à Deus, é um culto racional, mostrando as verdades bíblicas sem forçar você aceitar, essa é uma decisão sua. Também não apelamos para o fator emocional  e não pedimos dinheiro oferecendo milagres, os milagres de Deus são de graça. Você pode ir sem nenhum dinheiro no bolso, pois, o que apresentamos é o Deus vivo que morreu por nossos pecados e venceu a morte ressucitando ao terceiro dia e através dessa vitória Ele prometeu que também um dia viveremos eternamente com Ele em uma cidade especial que Ele mesmo está construindo para cada um de nós.

Entenda que aquele jovem atormentado que atirou em alunos inocentes, chegou em um ponto de sua vida que ele não tinha mais esperança sobre o futuro, ao invés de procurar no lugar certo (na Bíblia) a fonte da esperança que é Deus, preferiu comprar armas, munição e na sua visão o único motivo de viver era  vingar, matar pessoas que pareciam com as que um dia o machucaram com palavras, atos e ações em sua época de aluno e depois dar fim a sua própria vida.

Que história triste que nos faz pensar aonde chega uma pessoa sem esperança. O que preenchia seu coração era uma visão de vida sem sentido e a busca por vingança, tudo o que Deus não planejou para o homem, mas, ele escolheu esse caminho.

Aceite o convite de Deus ao seu coração, se você não quiser ir nesse dia nos visitar, saiba que as portas estarão sempre abertas e lá você encontrará pessoas como você, com defeitos, mas que tem a esperança escrita na palavra de Deus sobre um dia viver em uma nova terra, com os familiares e amigos que a morte já nos separou e ali sim haverá uma grande festa, pois o pecado foi vencido, a morte foi vencida e nesse dia haverá real motivo de comemoração.

No mais, leia a Bíblia e busque o conforto e a sabedoria que só Deus pode te dar!

Deus te abençoe em sua vida e em sua decisão!

Somos um pequeno povo que aceita a Bíblia como a única regra de fé e prática e através dos ensinamentos da Bíblia temos uma vida melhor aqui nesse mundo e também encontramos o Caminho (Jesus) para uma vida infinitamente melhor através da eternidade e não podemos ficar calados para mostrar essa esperança únicamente Bíblica para todas as pessoas ao nosso redor, por isso queremos ser seus amigos para levar esperança para sua vida.

PCFreire