Foz do Iguaçu, PR … [ASN] O dia de sábado, 21, contou com várias atividades durante a nona edição do Simpósio Bíblico-Teológico que ocorre na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Vários palestrantes destacaram aspectos importantes da personalidade e da divindade do Espírito Santo. A única mulher a expor seus trabalhos até o presente momento, a teóloga Joann Davidson, mostrou claramente a natureza do Espírito Santo e ressaltou que “o Espírito Santo tem emoções e somente alguém com uma personalidade pode ter isso. A possibilidade de alguém mentir ou blasfemar contra o Espírito Santo demonstra, também, seu caráter divino”, afirmou.
Outros teólogos, na parte da tarde, ressaltaram as características do Espírito Santo, sobretudo destacadas no Novo Testamento bíblico. Uma afirmação foi unânime: o Espírito Santo foi dado aos discípulos inicialmente com o objetivo de capacitá-los para cumprir com a missão de levar a mensagem bíblica à humanidade. O doutor Mário Veloso, famoso estudioso e escritor adventista chileno, salientou que não é possível estudar o assunto do Espírito Santo somente sob o ponto de vista acadêmico, mas espiritualmente. Falando especificamente da atuação do Espírito Santo no livro de Atos dos Apóstolos, Veloso disse que o conteúdo básico do livro é quando o poder do Espírito está sendo aplicado à vida humana e faz a diferença na prática.
À noite, uma obra com 31 artigos foi lançada e entregue aos presentes. São os artigos discutidos e apresentados durante a edição anterior do Simpósio Bíblico-Teológico, ocorrida nas Faculdades Adventistas da Bahia (IAENE), em Cachoeira. O pastor Alberto Timm, coordenador geral do evento, ressaltou que esse é um material produzido com esforço, mas que é de grande utilidade para a consolidação da teologia adventista sobre esse assunto. [Equipe ASN, Felipe Lemos]