Um tição tirado do fogo
Sábado à tarde | Ano Bíblico: 2Cr 34–36 |
VERSO PARA MEMORIZAR: “Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes” (Zc 3:4).
Leitura para o estudo desta semana: Zc 1-3; Ap 12:10; Êx 3:2-14; Ef 2:8-10; João 14:15
Embora seja fácil esquecer, o grande conflito entre Cristo e Satanás é a suprema força motriz por trás da realidade. Guerras, crime, violência e todo o caldeirão fervente e agitado da tragédia humana são apenas manifestações superficiais do conflito subjacente, que começou no Céu (Ap 12:7), uma luta universal que afeta não apenas os seres humanos, mas toda a criação (Rm 8:20-22).
Uma coisa, porém, nunca devemos esquecer: o grande conflito não é sobre o petróleo do Oriente Médio nem sobre as notáveis mudanças geopolíticas na hegemonia econômica e militar. É sobre a salvação da humanidade, uma pessoa de cada vez. Nações vêm e vão, estruturas de poder vêm e vão, os grandes temas da história e da ideologia vêm e vão; mas somente os salvos, cobertos pelo manto da justiça de Cristo, permanecem para sempre. Satanás não está preocupado simplesmente com dinheiro, poder e política; ele se preocupa com as pessoas; seu alvo é arruinar com ele tantos quantos seja possível. Por Sua morte, Cristo pode salvar a todos da destruição. A essência do grande conflito é, no âmago, pessoas escolhendo a ruína eterna ou a vida eterna. Todo o resto é, essencialmente, insignificante.
Domingo | Ano Bíblico: Ed 1–3 |
Zeloso por Jerusalém
1. Leia Zacarias 1 e 2 e responda: Em meio a todos esses símbolos, qual é a mensagem do Senhor? Que princípios bíblicos claros são vistos no texto? Como esses princípios se manifestam hoje? Que promessas são feitas e quais são as condições?
Embora Jerusalém estivesse em ruínas, porque havia sido conquistada por Babilônia 70 anos antes, Deus proveu esperança para o futuro da cidade. Zacarias recebeu a mensagem do Senhor de que não só o templo, mas Jerusalém seria reconstruída. Zacarias começou declarando aos seus ouvintes que o Senhor tinha ficado ofendido, “indignado”, com seus pais. Mas Zacarias imediatamente encorajou os ouvintes, assegurando-lhes que, se eles se voltassem para Deus em humildade e arrependimento, Ele Se voltaria para eles (Zc 1:1-3). As visões de Zacarias eram destinadas a dar força e inspiração, para que continuassem edificando o templo em Jerusalém, para a adoração a Deus.
Após a primeira visão de Zacarias, narrada no capítulo 1, o Senhor deu um incrível encorajamento, dizendo: “Com grande empenho, estou zelando por Jerusalém e por Sião”; e ainda: “Portanto, assim diz o Senhor: Voltei-Me para Jerusalém com misericórdia; a Minha casa nela será edificada, diz o Senhor dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém” (Zc 1: 14, 16).
O homem com o cordel representava os planos para a reconstrução da cidade de Jerusalém e do templo na época de Zacarias. Mas apenas com os alicerces, a edificação do templo parecia ser uma impossibilidade.
Pouco antes da visão de Zacarias sobre as vestes imundas de Josué, ele recebeu uma mensagem de esperança para comunicar aos judeus, registrada em Zacarias 2:10-13. Deus lhes disse: “Cante e alegre-se” (v. 10, NVI); depois prometeu viver com eles. Como essa mensagem deve ter sido animadora, nesse momento em que o povo de Deus tentava se reunir para adorá-Lo!
Segunda | Ano Bíblico: Ed 4–6 |
O acusador e o acusado
“Depois disso Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo (Zc 3:1, NVI).
2. Que grandes e importantes verdades são reveladas no texto acima, especialmente no contexto do grande conflito (e no contexto imediato da visão)?
Alguns pontos cruciais são representados poderosamente. Primeiro, o único acusado era Josué, o sumo sacerdote, que representava todo o povo de Deus. Descrito na visão como um sacerdote diante do Senhor, Josué representava Israel em todas as suas faltas, defeitos e pecados. Não havia dúvida: o povo não era inocente, não era impecável, e não merecia a restauração prometida, que o Senhor lhes estava oferecendo, pela qual eles estavam suplicando, pela fé e pelo arrependimento.
E, naturalmente, Satanás estava ali para acusá-los, para questionar seu arrependimento, seu desejo de reforma e de encontrar a misericórdia e a graça de Deus. Haverá melhor maneira de desencorajar as pessoas no grande conflito do que levá-las a pensar que seus pecados são grandes demais para que o Senhor as possa perdoar? Ao longo da história, e mesmo hoje, quantas pessoas têm se tornado vítimas desse perverso engano de Satanás! O que torna a ameaça tão poderosa é que ele não precisa mentir acerca de nossos pecados, certo? Tudo o que ele tem que fazer é nos lembrar deles e, sem conhecer a graça de Deus, seremos esmagados pelo senso de desespero e perdição. Mesmo sem um acusador para lançá-los diante de Deus, nossos pecados são mais que suficientes para nos condenar.
O verbo hebraico traduzido nesse caso como “acusar” dá origem também à palavra “Satanás”; são as mesmas três consoantes hebraicas que formam a base para ambas as palavras. Sem dúvida, Satanás é o acusador, mas todos devemos conhecer o famoso texto: “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus” (Ap 12:10).
Embora não seja bom pensar em nossos pecados, às vezes precisamos examinar atenta e honestamente a nós mesmos (não importando se Satanás está ou não sussurrando em nossos ouvidos). Que mudanças devemos fazer imediatamente, e que promessas bíblicas podemos clamar, a fim de alcançar a vitória? O que estará em jogo, se o pecado dominar a nossa vida?
Terça | Ano Bíblico: Ed 7–10 |
O Anjo do Senhor
Até agora, em Zacarias 3, nossa atenção se concentrou em dois personagens, Satanás e o sumo sacerdote Josué. Mas há um terceiro personagem, evidentemente a figura central na narrativa: “o Anjo do Senhor”.
O que vemos ali, de forma vívida, é uma miniatura do grande conflito, uma batalha travada sobre cada pessoa que colocou a vida nas mãos de Jesus, o Senhor, em fé e arrependimento. Lembre-se do contexto: Sendo severamente castigados, os israelitas “se humilharam perante Deus e a Ele volveram com arrependimento verdadeiro” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 468). Foi nesse momento que a obra de Satanás como acusador foi revelada. Qual foi exatamente a acusação, não nos é dito, mas dada a história bíblica, e tendo em conta o que sabemos sobre a natureza humana, seguramente não foi um quadro bonito.
4. Leia Zacarias 3:1-3. O que nos diz a realidade das vestes de Josué?
O fato de Josué, o sumo sacerdote, ter sido considerado uma pessoa que vestia roupas imundas só destaca a profundidade do pecado. Desde o começo da aliança entre Deus e Israel, o sacerdócio como um todo, os levitas e, especialmente, o sumo sacerdote, eram especiais, mesmo no meio da nação eleita, chamada pelo Senhor para um papel e função únicos em Israel, um papel e função santos
(Êx 38:21; Nm 1:47-53; 3:12). Entre todos os israelitas, eles deveriam ter permanecido, simbolicamente, com as roupas mais limpas.
(Êx 38:21; Nm 1:47-53; 3:12). Entre todos os israelitas, eles deveriam ter permanecido, simbolicamente, com as roupas mais limpas.
Colocando tudo isso de lado, o restante do capítulo torna claro que, apesar de seu passado e de suas falhas, o “Anjo do Senhor” está ali para defendê-los das acusações de Satanás, independentemente de saber se as acusações são verdadeiras ou falsas. “O Anjo do Senhor”, Jesus, está ali para salvar e redimir. Essa é, sem exceção, a verdade mais importante em todas as Escrituras.
Apesar de nossa indignidade, é crucial que nunca esqueçamos o papel do “Anjo do Senhor” em nosso favor. Como podemos manter essa verdade diante de nós em todos os momentos, e ainda não nos iludirmos, tirando dela falsas conclusões? Quais seriam algumas dessas falsas conclusões? Comente sua resposta com a classe.
Quarta | Ano Bíblico: Ne 1–4 |
Troca de roupas
5. Leia Zacarias 3 com oração e atenção; considere as etapas do processo. Embora pecadores, é dessa forma que o povo de Deus é salvo. O que você pode aprender sobre o plano de salvação através dessa visão?
Nos versos 3 a 5, antes que as roupas novas fossem colocadas em Josué, as sujas foram removidas. O Senhor explicou a Josué o significado dessa troca de roupas: “Tirei de você o seu pecado” (v. 4, NVI). O que, entretanto, isso significa na vida da pessoa redimida? Josué agora era impecável, perfeito no coração e na mente, sem possibilidade de cair ou pecar novamente? Era essa a condição que Josué tinha que alcançar antes que as roupas novas fossem colocadas nele? Se fosse assim, teríamos alguma esperança?
Em vez disso, o significado é que a culpa e condenação de Josué haviam sido tiradas. Falando sobre a experiência de Josué, Ellen White disse: “Foram perdoados os seus próprios pecados e os do povo. Israel vestiu ‘vestidos novos’ – a justiça de Cristo imputada a eles. A mitra colocada sobre a cabeça de Josué era como a que usavam os sacerdotes, e trazia a inscrição: ‘Santidade ao Senhor’ (Zc 14:20, RC), significando que, não obstante suas transgressões anteriores, ele se achava agora habilitado a ministrar perante Deus em Seu santuário” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 469.
6. O que “o Anjo do Senhor”, disse a Josué no verso 7, após a troca de roupas, e por que essa ordem é tão importante?Zc 3:7
Foi somente depois de ter recebido os trajes especiais que Josué recebeu a exortação de obedecer ao Senhor e andar em Seus caminhos. Esse ponto não deve ser ignorado: a justiça de Cristo lhe foi concedida pela fé, e foi creditada à parte de sua caminhada nos “[Seus] caminhos” ou da obediência aos “[Seus] preceitos”. Os mandamentos vieram depois porque, se tivessem vindo antes, não teriam sido de nenhum proveito. Se [Josué] não tivesse sido vestido com esses “finos trajes” (Zc 3:4), todos os seus esforços não o teriam deixado com traje diferente das roupas sujas que ele trajava no começo.
Quinta | Ano Bíblico: Ne 5–8 |
“Uma defesa eficaz”
No mundo do cristianismo, muitas pessoas não experimentaram o manto da justiça e não compreendem seu potencial. No entanto, esse conceito é absolutamente vital para quem deseja paz e alegria em seu relacionamento com o Senhor. Muito frequentemente há uma motivação para fazer o bem, para que “possamos ser salvos”. Mas a mensagem de Zacarias deve nos mostrar que as coisas não funcionam assim, nem poderiam funcionar. Novamente, sobre o que estava acontecendo nessa visão, Ellen G. White diz:
“Conquanto devamos reconhecer nosso estado pecaminoso, temos de confiar em Cristo como nossa justiça, nossa santificação e redenção. Não podemos contestar as acusações de Satanás contra nós. Cristo, unicamente, pode pleitear eficazmente em nosso favor. Ele é capaz de silenciar o acusador com argumentos baseados, não em nossos méritos, mas nos Seus” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 472).
Esta última frase deveria ser gravada no coração de todo o povo de Deus, uma verdade que devemos conhecer não apenas intelectualmente, mas por experiência, aprendendo a confiar momento a momento, somente nos méritos de Cristo, não em nossas boas obras, não importando quão boas elas tenham sido realmente. Ou, colocando nas palavras de Davi: “Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto” (Sl 32:1).
7. Tendo em mente o que temos visto em Zacarias 3, leia Efésios 2:8-10, João 14:15 e Romanos 6:1-4. Como esses versos se relacionam com a visão de Zacarias sobre os “finos trajes”?
Após Josué ter sido revestido com as vestes da santidade, sua vida deveria refletir essa santidade. Devemos exercer todo o poder concedido por Deus, para que possamos vencer o pecado. Quando há tantas promessas de vitória aos que se entregarem a Cristo, nenhum pecado deve ser tolerado ou desculpado em nossa vida. A vida de Cristo provou que podemos viver em obediência à lei de Deus. Quando pecamos, é porque escolhemos fazer isso. É muito importante que sempre pensemos, longa e detidamente, nas implicações dessa escolha.
Quais são os pecados contra os quais você luta, principalmente? Que promessas de Cristo você pode suplicar, para que possa vencer esses pecados?
Sexta | Ano Bíblico: Ne 9–11 |
Estudo adicional
Leia de Ellen G. White, The SDA Bible Commentary, v. 4, p. 1092, 1093; Profetas e Reis, p. 582-592: “Josué e o Anjo”; Parábolas de Jesus, p. 169, 170: “A Fonte do Poder Vencedor”; Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 467-476: “Josué e o Anjo”.
Quando Satanás tenta denegrir os filhos de Deus e arruiná-los, Cristo Se interpõe. Embora tivessem pecado, Cristo tomou sobre Seu próprio ser a culpa de seus pecados. Arrebatou a humanidade como um tição do fogo. Pela natureza humana, Ele está ligado ao homem, enquanto, pela divina, é um com o infinito Deus. É posto auxílio ao alcance das pessoas que estão à beira da morte. O adversário é repreendido... A despeito das faltas do povo de Deus, Cristo não abandona o objeto de Seu cuidado. Tem poder para mudar-lhes as vestes. Remove as vestes imundas, envolve com Seu manto de justiça os crentes e arrependidos, e, junto a seus nomes, escreve nos relatórios do Céu o perdão” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 169, 170).
“Quando o povo de Deus aflige o coração perante Ele, suplicando pureza de coração, é dada a ordem: “Tirai-lhe as vestes sujas”, e são ditas as encorajadoras palavras: “Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade, e te vestirei de finos trajes” (Zc 3:4). As vestes imaculadas da justiça de Cristo são postas sobre os tentados, provados e fiéis filhos de Deus. O desprezado remanescente está vestido de vestes gloriosas, para não mais ser aviltado pelas corrupções do mundo” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 591).
Perguntas para reflexão:
1. Pense mais no fato de que foi somente após a troca de roupas que Josué recebeu a ordem de obedecer. Por que é tão importante se lembrar disso? O que isso nos diz sobre a base da nossa salvação? Em contraste com isso, quais são os resultados da salvação? Por que devemos sempre entender a diferença?
2. Pense na boa notícia de que, independentemente de quanto nossas vestes tenham sido sujas, podemos receber roupas totalmente novas. O que isso deveria significar em sua própria vida, em suas atitudes e no seu jeito de ver o mundo?
1. Pense mais no fato de que foi somente após a troca de roupas que Josué recebeu a ordem de obedecer. Por que é tão importante se lembrar disso? O que isso nos diz sobre a base da nossa salvação? Em contraste com isso, quais são os resultados da salvação? Por que devemos sempre entender a diferença?
2. Pense na boa notícia de que, independentemente de quanto nossas vestes tenham sido sujas, podemos receber roupas totalmente novas. O que isso deveria significar em sua própria vida, em suas atitudes e no seu jeito de ver o mundo?
Respostas sugestivas:
1: Restauração de Jerusalém, reconstrução do templo e prosperidade; arrependimento; Deus restaura.
2: Satanás acusou Josué; ele quer nos afastar da obra de Deus, mas Jesus nos purifica com Seu sangue.
3: Jesus Cristo.
4: Eram roupas impuras; significa que a pessoa estava impura.
5: Josué ficou imundo em seus pecados, Satanás o acusou, o Anjo o perdoou e defendeu, e ele recebeu trajes finos.
6: Deus ordenou que ele fosse obediente, para que pudesse ministrar como sacerdote.
7: Josué foi salvo pela fé na graça, para guardar os mandamentos de Deus, vivendo em novidade de vida.
1: Restauração de Jerusalém, reconstrução do templo e prosperidade; arrependimento; Deus restaura.
2: Satanás acusou Josué; ele quer nos afastar da obra de Deus, mas Jesus nos purifica com Seu sangue.
3: Jesus Cristo.
4: Eram roupas impuras; significa que a pessoa estava impura.
5: Josué ficou imundo em seus pecados, Satanás o acusou, o Anjo o perdoou e defendeu, e ele recebeu trajes finos.
6: Deus ordenou que ele fosse obediente, para que pudesse ministrar como sacerdote.
7: Josué foi salvo pela fé na graça, para guardar os mandamentos de Deus, vivendo em novidade de vida.