segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Doutrina Dízimos e Ofertas, Prosperidade Humana e o Devorador

Malaquias 3:10 e 11 "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênçãos sem medida.
Por vossa causa repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos."

Hoje vivemos em dias que o homem moderno apesar de dizer que não acredita em Deus, busca de todas as formas as Suas bênçãos. O problema é que acabam confundindo as bênçãos de Deus com o que cada um deseja que Deus lhes dê como bênção.

A seguir vamos analisar o texto acima de Malaquias por partes e tentar entender um pouco do grande desejo de Deus em nos abençoar. Como no texto acima, estaremos utilizando a tradução de João Ferreira de Almeida Edição Revista e Atualizada no Brasil.



A primeira parte do texto diz: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro".

Aqui precisamos primeiramente saber o que significa dízimo e a quem pertence.

Em Levítico 27:30 Moisés, inspirado por Deus, escreveu: "Também todas as DÍZIMAS da terra, tanto do grão do campo, como do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor."

Começamos a entender a doutrina do dízimo, pois, o próprio Deus disse que as DÍZIMAS pertencem a Ele.

O que são dízimas?

No Míni Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio 7ª Edição revisado conforme Acordo Ortográfico, encontramos a seguinte explicação:

dí.zi.ma sf. 1. Imposto equivalente a um décimo do rendimento. 2. Mat.V. dízima periódica.
Dízima periódica. Mat. Representação decimal de um número no qual um conjunto de um ou mais algarismos consecutivos se repete sem interrupção e indefinidamente, a começar de certa casa decimal.

dí.zi.mo sm. A décima parte.

Pronto, com essas informações poderemos entender melhor. Veja que dízima se refere a um imposto da décima parte e que logo abaixo dízimo é igual a décima parte.

Quer dizer que Deus está me cobrando um imposto para viver?

Calma. Deus não precisa do seu dinheiro Ele pode criar um universo de ouro se quiser, mas, vamos voltar um pouco na históriada humanidade e entender melhor esse ponto.

Quando Deus criou o planeta terra, tudo que Ele fez antes de criar o homem, foi criado através de sua palavra, ou seja, Deus não utilizou nenhuma matéria prima para criar o nosso sistema solar, do nada Deus criou tudo.

Quando criou o homem, Deus veio até a terra e fez barro e com o barro esculpiu um boneco. Quando terminou Deus "soprou" (RUACH no hebraico e PNEUMA no grego, ambos significam vento, ar, fôlego) o fôlego de vida "dom da vida, milagre da vida". Aqui entramos na questão do que significa alma vivente ou seja o homem não pode viver sem o corpo (físico) e sem a alma ou sopro de Deus (milagre da vida, que alguns chamam erroneamente de alma). Portanto alma vivente é igual ao corpo+fôlego, sem um dos dois, não existe vida.

No jardim do Éden, Deus criou tudo para nossos primeiros pais (Adão e Eva) usufruirem livremente, apenas de uma árvore eles não poderiam comer, a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Essa árvore não tinha poder nenhum em si mesma, apenas demonstrava o amor da criatura em obedecer ao Criador, confiando que seria o melhor para eles viverem sem conhecer o mal.

Portanto, apesar de Deus conhecer as consequências do mal, nEle só existe o bem, da mesma forma que Lúcifer ao preferir desobedecer a Deus, querendo ser igual a Deus, se tornou Satanás (acusador) e o pai da mentira e da morte e deixou de querer o bem, fazendo apenas o que é mal, tanto para ele, para seus seguidores (anjos caídos) e para a humanidade.

Dessa forma concluímos que, em Deus existe somente o bem e em seu inimigo (Satanás) apenas o mal.

Veja a figura abaixo, mundialmente conhecida (in iang):

Esta imagem representa na cultura oriental, o bem e o mal.

Infelizmente é representada de maneira contrária a Palavra de Deus, pois, dizem através desta imagem que o bem, apesar de ser em sua maioria bom, existe um pouco de maldade e o mal apesar de ser em sua maioria ruim existe um pouco de bondade.

Veja que essa imagem está 90% correta, mas por causa de um pequeno detalhe ela se torna totalmente errada.

Satanás no Éden, quando incorporou uma serpente, também se utilizou desse recurso, disse 90% de verdade e um pouquinho de mentira ("certamente não morrereis"), tornando os 90% de verdade em 100% de mentira.

A imagem correta do in iang seria essa abaixo:


Deus é bom, 100%;

Satanás é mau, 100%.





Portanto, a árvore do conhecimento do bem e do mal estava no jardim, representando que o conhecimento do mal e suas consequências pertenciam apenas a Deus e Deus não queria que o homem experimentasse esse veneno. O homem por sua vez, respeitando o mandamento de Deus de não se aproximar e nem olhar para aquela árvore, estaria entregando a Deus sua confiança e sua vida, sabendo que o que Deus faz é sempre o melhor para cada um de nós. Os sonhos de Deus para nós, são sempre melhores que os nossos próprios sonhos.

O homem (raça humana, Adão e Eva), como sabemos, resolveram pegar para si o que pertencia a Deus e a consequência é o que vemos hoje, total destruição da imagem e semelhança de Deus na humanidade e a destruição de todas as coisas boas criadas por Deus no princípio.

Com isso em mente podemos avançar e agora aplicar a dinâmica de Malaquias 3:10 e 11.

Se em Levítico 27:30 Deus diz que todas as dízimas pertencem a Ele, significa que a décima parte de tudo o que você receber de lucro, pertence a Deus. Naquela época foi citado os grãos da terra, o fruto da vide (uvas) e as frutas das árvores, demonstrando as moedas da época. Hoje nós que moramos na cidade, não temos plantações de trigo no quintal, muito menos espaço para plantar vinhas e pomares no terreno de nossas casas. Por isso foi substituído pelo dinheiro que recebemos pelo nosso trabalho diário.

Note que o dinheiro não é do diabo, o dinheiro é bom e útil, mas na Bíblia Deus diz que o "AMOR" ao dinheiro é a raiz de todos os males.

Podemos colocar de outra maneira para entendermos melhor:
- A confiança em mim mesmo, deixando Deus em segundo plano é o que vai fazer eu me apegar ao dinheiro e confiar mais nele do que em Deus e isso irá ser a razão de minha ruína física e principalmente espiritual.

Veja que Adão e Eva preferiram acreditar em uma serpente falante do que acreditar no Criador do universo. Da mesma forma hoje, o homem moderno prefere colocar sua confiança em si mesmo e acreditar no poder do dinheiro em meio a uma sociedade consumista ao acreditar que Deus tem um poder infinitamente maior para suprir todas as suas "necessidades".

Voltando para Malaquias, começamos a entender que o homem daquela época já sabia que deveria confiar mais em Deus do que em suas poses porque o profeta inspirado por Deus não ensinou sobre o dízimo e sim estava lembrando aquele povo ( e todos nós ), que devemos nos lembrar em levar a décima parte de nossa renda para a "casa do tesouro" e assim demonstrar publicamente que confiamos em Deus e não no dinheiro para suprir nossas necessidades.

Na sequência Deus diz: "para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos,"

Mantimento. Desde que o povo hebreu foi liberto da escravidão do Egito, a tribo de Levi foi escolhida para ser santa (separada para o serviço de Deus) e realizar os serviços no Santuário da terra.

Essa tribo, depois que o povo foi introduzido em Canaã, não recebeu como herança nenhum pedaço de terra e sim os dízimos de todo o povo, para seu mantimento, para suprir suas necessidades e para que servir de pagamento pelo serviço realizado em favor do povo no Santuário de Deus na terra.

A prova que Deus pede é justamente o que falamos no decorrer desse artigo, não significa mandar em Deus e pedir algo de seu desejo humano e sim depositar em Deus sua total confiança que os 90% que Deus permite que sejam seus, se multipliquem ou sejam abençoados para que Deus supra todas suas "necessidades".

Essa palavra é o ponto chave de toda a polêmica ao redor da Doutrina Divina dos Dízimos. Muitos pregam que você tem que provar a Deus através dos dízimos e ofertas, mas, de uma maneira equivocada. Na Bíblia é dito que "O meu povo perece por falta de conhecimento, conhecimento da Minha Palavra.". Deus é bem claro que se as pessoas que dizem ser filhos de Deus e que não buscam o conhecimento pleno da Palavra de Deus, acabaram perecendo, não porque Deus assim deseja e sim porque o inimigo irá utilizar a Verdade de Deus para criar mentiras sobre Deus, Seu caráter,Suas doutrinas e Seu amor.

Com Eva ele fez isso, e ao longo da história fez e continua a fazer, levando as pessoas para a destruição através de "meias verdades" que na verdade são "mentiras inteiras".

Eu posso pegar um texto da Bíblia e aplicar fora do contexto e criar uma mentira utilizando a verdade da Palavra de Deus.

Esse é o maior trunfo de Satanás, fazer as pessoas acharem que estão na verdade, quando infelizmente estão no erro e caminhando para sua destruição.

É bom lembrar que Satanás já está condenado, não poque Deus assim desejou e sim porque ele não quis se arrepender de seus pensamentos e ações erradas. Satanás cantou vitória quando Jesus morreu na cruz e em Apocalipse é dito que ele e seus anjos ficaram desesperados quando Jesus ressucitou, ao ponto de irem em direção do céu para tomarem a força o Reino de Deus, mas Miguel (Jesus - Comandante do Exército de Deus) expulsou o diabo e seus anjos para a terra e ele foi perseguir a igreja de Deus, os que guardam a lei de Deus e tem o testemunho de Jesus. (Apocalipse 12:7-9, 12:12, 12:17).

Vejam que o diabo não vai perseguir a todos os que leêm a Bíblia, ele mesmo, decorou toda a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse (veja a tentação de Jesus no Deserto e como Satanás utilizou a própria Palavra de Deus para tentar o nosso Salvador).

Ele vai perseguir um povo distinto, que tem uma missão especial de restaurar TODA VERDADE da Palavra de Deus.

Continuando a dinâmica de Malaquias 3: "...se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênçãos sem medida."

Aqui Deus faz uma promeça para aqueles que por amor devolvem o dízimo, não para aqueles que esperam receber algo em troca e sim para aqueles que por já receberem e confiarem que receberão o sustento das mãos de Deus de todas suas necessidades futuras.

Veja que Satanás foi considerado como o deus desse mundo e ele pode quer lhe dar tudo o que deseja, desde, que você fique longe de Jesus.

Nesse ponto existe um "divisor de águas" teológico.

Como estudamos acima, existe em nosso meio uma teologia da prosperidade, aonde quanto mais você levar para a igreja, mais receberá de Deus aqui na terra.

Chuva significa a água que evapora dos rios, mares e lagos pela ação do calor do sol, se agrupa em nuvens e no devido tempo, conforme a pressão do ar e a temperatura, volta para a terra em forma de água.

Da mesma forma, toda a vez que você devolve o dízimo, mostrando sua inteira confiança no poder de Deus, não pelo que irá receber e sim pelo que Deus já realizou em sua vida, essa sua ação é armazenada no céu, na mente de Deus e no devido tempo, Deus derrama sobre você bençãos sem medida (sem condição de ser contada), para suprir toda a sua necessidade física, familiar, financeira ou espiritual.

Veja que o texto não fala do tipo de benção e sim que será abertas as janelas do céu para ser derramada bençãos que você não tem como mensurar.

Veja o caso do tráfico de órgãos no mundo, Infelizmente, pessoas são mortas no mundo todo para outros ganharem dinheiro através da venda de orgãos. Nesse meio, um rim custa em torno de US$ 100,000.00 um figado US$ 200,000.00 e um coração US$ 350,000.00.

Se eu somar meus dois rins que estão funcionando mais meu figado e coração terei dentro do meu corpo o equivalente à US$ 750,000.00 com apenas 4 órgãos, ou seja, não tenho como mensurar o valor de todos os meus órgãos funcionando dentro de mim.

Tudo isso foi dado por Deus , e o próprio Deus pede que cuidemos de nosso corpo, pois, além de valer uma fortuna é o templo do Espírito Santo.

Se eu acordo e tenho ar para respirar e água pura para beber, qual seria o valor de tudo isso financeiramente falando?

Se além disso eu tenho o básico para me alimentar devidamente e nutrir todo o meu corpo, qual o valor de tudo isso?

Se além disso eu tenho roupa para me agasalhar e proteger do frio ou do calor, qual o valor de tudo isso?

Se além de tudo o que foi falado, eu tenho uma família que me ama, qual o valor de tudo isso?

Se eu tenho também uma casa para morar e proteger minha família (pode ser própria, emprestada ou alugada), qual o valor de tudo isso?

Se eu também tenho um emprego ou durante o mês tenho condições de trabalhar e receber o dinheiro para pagar minhas contas de energia, água, gás de cozinha e compras do mercado, qual o valor de tudo isso?

Se eu tenho também um meio de locomoção (Sapato, Bicicleta, Moto, Carro, Ônibus, Avião, etc...) para ir aos lugares necessários para trabalhar, recrear, comprar, adorar a Deus e outros..., qual o valor de tudo isso?

Você consegue mensurar (dar valor e somar) tudo isso?

Pois bem, eu também não consigo, pois são bençãos "sem medida" derramadas por Deus a cada dia e que muitas vezes ou enquanto temos não damos valor. Infelizmente, quando perdemos é que entendemos o valor de ter saúde, uma família, filhos, pais, parentes, casa, roupas, alimentação...

Para terminar, vamos ver o que o Senhor dos Exércitos nos diz em Malaquias: "Por vossa causa repreenderei o devorador"

Olhe que promessa maravilhosa, aqui temos uma promessa individual e certa, pois, Deus não muda (Malaquias 3:6), caso contrário seríamos consumidos.

Se Deus não muda, então posso confiar em sua promessa com a certeza do cumprimento. Importante lembrar que essa é uma promessa condicional. Significa que não é para todos, apenas para quem se condicionar em obedecer por amor o que está escrito no começo do texto.

Dessa forma eu começo a entender que seu eu "levar", "entregar", "devolver" o meu dízimo na casa do tesouro (igreja para a manutenção dos servos de Deus que trabalham para levar a esperança da salvação por meio do sangue de Cristo derramado na cruz) então terei a promessa de por minha causa Deus batalhar contra o devorador (Satanás) ao meu favor e assim feito, o próprio Deus me dará o que for necessário para a minha sobrevivência nesta terra até a morte ou até Jesus voltar.

Veja que essa teologia entra em choque com o que as pessoas pregam através da teologia da prosperidade.

Na Palavra de Deus encontramos que você devolve o dízimo mensal por amor por tudo o que Deus já realizou em sua vida e também confiando que Deus continuará a realizar tudo o que for necessário para sua salvação fisica e principalmente eterna depois da volta de Jesus.

Na teologia dos homens (prosperidade financeira terrestre) é dito para as pessoas que Deus é um negociante que favorece apenas aqueles que investirem em "Seu negócio na terra" e que as bençãos sem medida são fortunas, mansões, carros importados, dinheiro fácil, etc...

Vamos terminar com algumas questões, que estarei respondendo segundo a Palavra de Deus e que você pode responder mentalmente e ver se suas convicções estão amparadas na Bíblia ou em ensinos de homens:

- Qual a maior benção dada por Deus para o homem depois da entrada do pecado neste mundo?
R: A Salvação por meio da morte de Seu filho Jesus.

- Qual a vontade de Deus para toda a humanidade?
R: Vida e Vida em Abundância por toda a eternidade.

- Qual o maior tesouro que o homem pode possuir na terra?
R: Porção dobrada do Espírito Santo (Para nos convercer diariamente do pecado, da justiça e do juízo).

- Quem foi o maior dizimista que já viveu?
R: Jesus (Sua vida foi totalmente de doação ao serviço de Deus e pela humanidade caída).

- Quantos bens materias, além de suas roupas, Jesus possuía aqui na terra?
R: Nenhum (pois o filho do homem não tem casa para morar nem travesseiro para dormir).

- Qual dos discípulos de Jesus era o mais rico materialmente falando?
R: Levi Mateus ( Cobrador de Impostos).

- O que aconteceu com seu trabalho e seu dinheiro?
R: Abandonou o trabalho para seguir a Jesus e restituiu tudo o que havia roubado além de doar tudo o que tinha para a pregação do Evangelho (Boas Novas de Salvação) de Deus.

- Qual foi sua recompensa por seguir a Jesus nessa terra?
R: Foi morto antes de ficar velho.

- Qual foi a recompensa prometida por Jesus a todos que o seguirem por amor?
R: Vida eterna na nova terra, sem pecado, separação, morte ou dor.

- Qual era a fortuna de Nicodemos (discipulo de Jesus após sua morte)?
R: Segundo historiadores, Nicodemos tinha dinheiro suficiente para manter todo o povo de Israel durante 10 anos.

- Qual foi o resultado final da vida de Nicodemos?
R: Morreu sem dinheiro pregando o evangelho de Cristo.

- Qual a garantia de que podemos confiar nas promessas de Deus?
R: Deus não muda! Ele cumpre todas Suas promessas, condicinais e incondicionais.

- Em que parte da Bíblia está a Doutrina dos Dízimos?
R: Velho Testamento.

- Em que parte da Bíblia Jesus estava se referindo em João 8:32: "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."?
R: A verdade das profecias bíblicas do Velho Testamento (Bíblia da época de Jesus = Verdade) que apontava para o sacrifício do messias, o único que pode perdoar os pecados e salvar o pecador, transformando-nos em herdeiros do Reino de Deus.

- Porque as igrejas de hoje querem que a Doutrina dos Dízimos (dada para os Israelitas no Velho Testamento) faça parte de suas doutrinas e ao mesmo tempo dizem que o Velho Testamento foi abolido?
R: Erram por não conhecer as escrituras nem a vontade de Deus.

- Se o Velho Testamento foi abolido, porque então os escritores inspirados por Deus que escreveram os livros e cartas do Novo Testamento, utilizaram para ensinar os novos cristãos apenas escritos do Velho Testamento?
R: Porque a Bíblia na época deles era composta apenas pelos livros do Velho Testamento e por isso era considerada a única Palavra de Deus da época. Depois da morte de Jesus, a Palavra de Deus foi ampliada para mostrar a consumação das profecias do Velho Testamento e mostrar as profecias (Apocalipse=Revelação de Jesus Cristo) para os finais dos tempos e a vida de Jesus por nós aqui na terra (4 Evangelhos).

- O que devo fazer para receber as bençãos de Deus na terra e a vida eterna?
R: Crer em Jesus como o único Salvador, obedecer seus ensinamento por amor (toda a Bíblia, Velho e Novo Testamento), preferir obedecer a Deus do que aos homens, ser batizado (demonstração pública de sua morte para uma vida de pecado e um novo nascimento em uma vida com Jesus), ensinar Toda a Verdade da Bíblia para as pessoas que carecem do perdão de Deus e confiar que Deus estará com você todos os dias até a consumação dos séculos.

- Se eu dizimar por amor, posso pedir o que quiser a Deus e Ele me dará?
R: Sim, pode pedir o que você quiser, não esquecendo de dizer no final que autoriza que Deus realize tudo conforme Sua  vontade (Vontade de Deus para sua vida, Sonhos de Deus para você), suprindo toda sua necessidade e não todos os seus desejos.

- Sendo um dizimista por gratidão e amor a Deus, serei milionário nessa vida terrestre?
R: Você aceitando a Jesus como seu salvador, você estará recebendo a maior riqueza já oferecida. Talvez você não terá tudo que desejar, mas, com certeza terá tudo o que necessita.

- Posso determinar o que Deus tem que fazer, por ser um dizimista?
R: Poder pode, mas, não será Deus quem irá atender seu desejo, pois, se você não pode mandar no Presidente da República do seu país, como pode pensar em mandar no Criador do universo?

Deus te abençoe em ter vontade de aprender tudo de bom que Deus  colocou em Sua palavra para nos beneficiar aqui na terra e principalmente para um dia vivermos eternamente com nosso Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).