terça-feira, 9 de novembro de 2010

Graça de Cristo (Jesus), A Parábola do ônibus.

Graça, que significa essa palavra tão simples?

Graça é uma palavra que não costumamos usa-la muitas vezes em nossa vida. Vivemos em um mundo que não oferece nada de graça, tudo tem um preço, felizmente com Deus não é dessa forma.

Deus criou o ser humano sem pedir nada em troca, ofereceu uma casa, um lar, comida e tudo o que o primeiro casal precisava. Alguns dizem que Deus criou o homem para ser adorado por ele, mas, pense um pouco mais profundamente:


- Se Deus precisasse da adoração do homem, porque não criou apenas um ser que o adorasse sem ter escolha?

- Se Deus necessitasse de adoração, já não bastava os milhares de anjos para realizar tal "desejo"?

Aqui entramos em um ponto delicado, pois, se eu acreditar que Deus é amor, tenho que ter certeza que Ele não criou o pecado, caso contrário, não existe amor apenas masoquismo (se alegrar com o sofrimento dos outros). Masoquismo é uma doença psíquica, dessa forma, se eu acreditar nisso estarei tirando a divindade de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).

Portanto, creio que Deus criou o ser humano com o livre arbítrio, ou seja, com a decisão em suas mão de adorar a Deus ou rejeitá-lo. Entenda que isso é muito difícil para nós, não queremos ser rejeitados e porque então Deus cria uma criatura a sua imagem e semelhança com esse atributo?

Aqui começamos a estudar a palavra inicial com mais profundidade. Graça é o preço que Deus pagou pelo livre arbítrio do homem. Graça é o sofrimento que Deus passou para ter novamente o homem vivendo ao seu lado pela eternidade. Graça é a manifestação do amor de Deus em sua totalidade, por isso, que não conseguimos entender por completo, não temos essa capacidade.

Sabendo disso, Deus simplificou para o homem essa palavra, mostrou que o pecado tem um preço e que esse preço tem que ser pago pelo pecador, mas, pagou esse preço para quem o aceitar como único Deus, único Salvador e único Senhor de suas vidas.

Ou seja, poderíamos escrever muito sobre o assunto, mas, da mesma forma que Jesus se utilizava de Parábolas (histórias fictícias, inventadas utilizando personagens e objetos de nosso cotidiano para nos ensinar lições de uma maneira mais simples e didática), estarei contando uma Parábola moderna sobre o que significa a palavra GRAÇA no processo de Salvação individual.

Imagine um ônibus, um ônibus bem simples, sem ar condicionado, sem poltronas largas e confortáveis, sem filme durante a viagem e em direção ao céu (Salvação). Entenda que esse ônibus não tem cobrador, o motorista faz a função de dirigir e cobrar ao mesmo tempo, da mesma forma que fazem os motoristas dos ônibus inter-municipais.

O motorista/cobrador desse ônibus é Jesus, em seu letreiro frontal está escrito "CÉU, SALVAÇÃO PELA GRAÇA EM CRISTO"

Você está parado no ponto e muitos estão ao seu lado, existe muitos pontos de embarque e o ônibus faz essa viagem diariamente, passa todos os dias no ponto em que terminou a viagem no dia anterior, cabe a você querer embarcar ou não.

Do outro lado, em direção contrária, vem outro ônibus dirigido por Satanás ou Diabo, o ônibus é lindo (por fora), tem ar condicionado, poltronas leito, comissário de bordo e tudo o que ele puder oferecer. Em seu painel frontal vem escrito "SATISFAÇÃO PESSOAL, perdição total".

Ele também passa todos os dias, mas ao contrário do ônibus de Cristo, esse ônibus para e descem muitos anjos caídos oferecendo muitas vantagens e puxam as pessoas para dentro se possível. Aqui você acaba entrando de uma forma ou de outra, a única maneira de você não entrar é fugindo dizendo que está esperando o ônibus de Cristo.

Muitas vezes o diabo vai dizer que esse ônibus vai demorar muito e que o lugar que ele vai te levar é o mesmo e que todos os caminhos levam para Deus, a aparência do diabo está maquiada, ele parece estar dizendo a verdade, a quantidade de pessoas dentro também parece dizer que ele está certo, esse ônibus é bem maior que o de Cristo, dentro vemos pessoas "alegres" através da bebida e drogas que é vendido lá dentro, isso mesmo, nesse ônibus tudo tem um preço.

O último detalhe é a posição do cobrador no ônibus, o de Cristo, fica na entrada do ônibus, lembre-se que Jesus faz a função de motorista e cobrador, quando você decide entrar Ele não te cobra nada, você pode entrar e sair sem pagar nada, Ele comprou esse ônibus no momento de Sua morte na cruz, seu combustível é o Espírito Santo e toda a Verdade de Sua Palavra.

No ônibus do diabo a dinâmica é outra, o diabo também é o motorista e o cobrador, mas em seu ônibus, a entrada também é pela frente, mas a cobrança é feita na hora de sair. Entenda, você pode entrar de "graça", mas para sair, o preço cobrado é bem caro. Lembre-se que dentro do ônibus os anjos caídos vendem de tudo para deixar as pessoas "incapacitadas" de encontrar a Verdade ou enxergar o ônibus "Céu, Salvação pela Graça de Cristo". Por ter ar condicionado, suas janelas sempre estão fechadas e o diabo resolveu pintá-las para você não enxergar o que acontece lá fora (profecias se cumprindo, Jesus te procurando todos os dias, a Verdade sobre a Graça e o Amor de Deus por você, o verdadeiro preço da Salvação pago por Cristo em Sua morte na cruz, os Anjos de Deus te protegendo, Deus cuidando de suas "necessidades" e muitas outras promessas de Deus se cumprindo).

O diabo está maquiado para você não te assustar, ele parece o que você quiser ou quem quem você quiser, para uns ele se mostra como a doutrina da Prosperidade, oferecendo bens materiais em troca de sua vida eterna, para outros, ele se parece como uma doutrina que você tem fazer por merecer para entrar no céu, dizendo que apenas as obras boas podem fazer você entrar no céu e para você apenas achar que Jesus Cristo foi mais um espírito evoluído que viveu aqui há mais de 2.000 anos atrás, dessa forma e com esse raciocíneo, ele vai se apresentar para cada pessoa do jeito que ela quiser que ele se apresente, cada um tem uma preferência, por isso, que seu mostrador frontal está escrito "SATISFAÇÃO PESSOAL, perdição total"

Dentro desse ônibus você acaba comprando muitas coisas oferecidas pelos anjos do diabo, seus companheiros na missão de te destruir, sua conta vai crescendo e quando você percebe não tem como pagar pela viagem de ônibus e pelas outras "viagens" que você comprou dos anjos caídos. Nesse momento você decide sair , mas, o cobrador não está no lugar de cobrança pois ele está dirigindo o ônibus, os anjos caídos (servos do diabo) dizem que você não pode sair, que você escolheu entrar, lembre-se que na maioria das vezes eles apresentam muitas vantagens para as pessoas que estão nos pontos aguardando e persuadem a muitos com suas "meias-verdades" ou "mentiras inteiras".

Mas você insiste em sair, tenta de todas as formas até que acaba sendo acorrentado e preso no bagageiro do ônibus, lá você nota que não está sozinho e que muitos estão na mesma situação, muitos esperam morrer daquele jeito, outros se machucam e machucam quem está perto, tentando se livrar das correntes, outros estão mortos e se decompondo gerando um cheiro terrível de podridão e morte, você se desespera, não acredita que estã em tais circunstância, não vê solução, acha que a morte é a única saída, o que fazer?

Neste momento você para de chorar e gritar, então, começa a escutar do lado de fora, alguém (Espírito Santo) perguntando se você quer sair desse ônibus de perdição, você diz que sim e diz estar arrependido da escolha feita e de tudo o que comprou e utilizou nessa "viagem".

Essa pessoa que parece estar do lado de fora (mas está sempre ao teu lado) pergunta se você aceita sair sem precisar pagar nada e no mesmo instante você começa a pensar, como sair daqui sem pagar todo esse preço que o diabo está me cobrando? Diz que acha impossível, mas a voz continua a soar em seus ouvidos com a mesma pergunta. Você diz que não acredita como, então escuta que o único que pode tirar você dessa situação é Jesus. Nesse momento você pensa em tudo que ouviu durante sua vida e na viagem dentro do ônibus do diabo, acha que Jesus é apenas uma figura mitológica e que não pode fazer nada para te tirar dessa armadilha ou pensa que primeiro precisa sair do ônibus, se limpar e depois "aceitar" entrar no ônibus de Cristo e fazer toda a viagem ao Seu lado.

A voz insiste dizendo que você precisa aceitar apenas e pedir para que Jesus lhe tire desse ônibus. Você continua não acreditando, o tempo passa, você continua ouvindo e rejeitando essa mensagem. Até que um dia você desiste e aceita o que lhe é dito pelo Espírito Santo. Agora você se sente pior do que antes, não vê outra solução, acha que Jesus não terá esse trabalho de te resgatar, fica com dúvidas, continua um pouco descrente, mas, aceita e clama por socorro, grita pedindo a ajuda de Jesus (sem saber que não precisa gritar, Ele (Jesus) sempre esteve ao lado de fora esperando sua decisão, tudo isso, porque te ama e respeita seu livre arbítrio).

Ao pedir ajuda acontece algo estranho, o ônibus para e você escuta uma discussão, uma gritaria, o problema é que escuta apenas o diabo gritando, não escuta nínguém debatendo com ele. De repente um barulho de lata quebrando, uma luz começa entrar no meio da escuridão do bagageiro do ônibus, uma luz que não deixa você enxergar direito, por estar a tanto tempo nas trevas, você conseguia enxergar um pouco na escuridão mas sofre ao ver a luz, essa luz no começo machuca, mas aos poucos você se acostuma e começa a enxergar a realidade, verifica que sua situação é pior do que imaginava, vê Jesus tirando a porta do bagageiro e o diabo de longe enfurecido e gritando que Ele não pode fazer isso, pois, o valor que você tem que pagar é muito alto, sua dívida é humanamente impagável.

Jesus parece não escutar a voz do diabo e continua no processo de resgate, estende a mão em sua direção, agora é sua escolha aceitar ser resgatado, o diabo agora começa a falar tudo o que você fez desde sua entrada no ônibus, todos os pecados cometidos e tudo o que você comprou durante a viagem, você se sente a pior das criaturas e acha que não é digno de ser resgatado.

Sua mão fica tremendo, seus músculos doloridos e machucados pelas correntes e por ficar na mesma posição por um longo período parece não aceitar os comandos de seu cérebro, começa a imaginar que Jesus pode te resgatar e depois você escolhe se vai aceitar, mas, Jesus continua com o braço estendido, O Espírito Santo se aproxima e quando você percebe Ele estava do lado de dentro, ao seu lado em toda a viagem, a voz que você pensava vir de fora estava vindo de dentro, te orientando, te mostrando o que o pecado faz (convencer do pecado, mostrando a verdade, a justiça e o juízo), mas, o principal, mostrando a Salvação pela GRAÇA em Jesus Cristo.

Você se emociona e decide em seu coração (mente) aceitar o resgate de Jesus, estende seu braço, você não tem mais força alguma, apenas consegue estender o braço na direção de Jesus, mostrando publicamente sua decisão (mental).

Jesus não precisa de mais nada, segura sua mão, te tira do bagageiro, te liberta das correntes te leva para o ônibus e te mostra a porta de entrada. Agora o diabo vem atrás dizendo que você tem "contas" a acertar e que tem que voltar para o ônibus dele. Ele não está mais mascarado, a máscara caiu, agora você começa ver realmente quem ele é, você começa enxergar a maquiagem feita nos anjos caídos e também no ônibus, verifica que o ônibus do diabo tem apenas uma fina maquiagem exterior e que na escuridão você não conseguia enxergar, agora ao lado da luz você vê claramente o engano e as intenções do diabo.

Muitos que estavam ao seu lado, presos no bagageiro, vendo sua atitude também aceitam ao convite do Espírito Santo, que continua com eles no bagageiro, continua mostrando como serem resgatados por Jesus. Jesus volta e tira esses viajantes "presos" e os resgata e os leva para o ônibus e os mostra a porta de entrada.

O diabo fica mais enfurecido e vem gritando desesperadamente atrás, mas, nesse momento Jesus se vira e mostra suas mãos e seus pés, não fala nada, apenas aponta para a direção do ônibus do diabo que vendo tudo isso cobre seu rosto com as mãos e volta para a porta de seu ônibus.

O diabo não vai embora, fica dentro o ônibus esperando ver o que vai acontecer, os resgatados vão entrar no ônibus de Jesus?

Jesus se aproxima e mais uma vez convida a todos para entrar no ônibus verdadeiro, o único que segue pelo caminho certo para Deus. Você olha para baixo e vê sua situação. Você está pior do que imaginava, no bagageiro não havia banheiro, as fezes e urinas ficavam se deslocando de um lado para o outro durante a viagem, você e seus companheiros de bagageiro estavam além de imundos muito fedidos e sujos, as marcas das correntes estavam por todo o corpo, seu cabelo estava cheio de piolhos e embaraçado.

Você por um momento acha que não pode entrar antes de se limpar, diz para Jesus o que está pensando e para sua surpresa ele não responde nada apenas aponta para a janela do ônibus. Você olha e não pode acreditar, começa a limpar os olhos e ver se está enxergando direito. Sim, dentro do ônibus não tem ninguém limpo, todos estão sujos. Você fica na dúvida, como pode, o ônibus de Jesus, aceitar ser contaminado pela sujeira dos outros?

Jesus olha para você com amor e diz:

- É verdade, eu poderia ter ficado no Céu e deixado você pagarem o preço pelos seus pecados, poderia ter ficado de longe olhando enquanto vocês morriam e se destruiam, poderia também nem ter criado vocês, sabendo suas escolhas erradas e o preço que eu iria pagar, mas, escolhi amar vocês e aceitar suas escolhas, escolhi morrer no lugar de vocês e ser contaminado pelos seus pecados, mas ao mesmo tempo, escolhi viver eternamente com aqueles que quiserem viver comigo pela eternidade, escolhi pagar uma conta que não precisava pagar e que vocês também não conseguiriam pagar sozinhos, mas já paguei e agora não peço que vocês se limpem, pois, você não conseguiriam isso, não peço que façam alguma coisa para pagar, apenas peço que aceitem e entrem.

Desse jeito, você começa a pensar e percebe que tudo o que aprendeu estava errado ou tinha mentiras junto com as verdades de Deus. Entra no ônibus e para sua surpresa percebe que as pessoas dentro do ônibus não fazem nada para se limparem, apenas obedecem a Jesus, que lhes mostra o que devem fazer para continuarem viajando com Ele.

Jesus explica que no decorrer da viagem as pessoas vão ficando limpas e a cada dia escolhendo o ônibus certo, o ônibus da GRAÇA ou o ônibus de Graça, elas vão ficando limpas por se lavarem no sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Aceitamos, entramos e olhamos pela janela o ônibus se distanciando do ônibus do diabo.

Agora você começa a ver que a estrada de cada ônibus é diferente, um "caminho" é oposto ao outro. Ao final do dia, enquanto no outro ônibus as pessoas ficam presas, Jesus abre as portas e diz que devemos descer e aguardar até o próximo dia, para embarcarmos novamente em um dos dois ônibus.

A pergunta é:

- Em qual dos ônibus, no dias seguinte, você vai entrar?

Veja que o processo da GRAÇA não foi simples nem barato, teve um preço, e esse preço continua a ser cobrado da humanidade pelo diabo (originador do pecado).

Você não pode fazer nada para ser salvo, seus atos, suas ações nada podem para comprar a salvação ou pagar esse preço. Jesus pagou esse preço! 

Jesus quer pagar o preço diário pela sua salvação!

Depois que você aceitar entrar no ônibus (de graça) e fazer a viajem com Jesus, então começa o processo de santificação (separação). Sua vida é separada para Deus, você obedece o que Jesus lhe diz, por amor e não para conseguir pagar o preço da Salvação.

Você obedece a Jesus e Sua Palavra, porque sabe que Ele quer o melhor para você, os planos de Deus para sua vida são planos eternos e não finitos e mortais como nossa vida terrena.

Se você acha que não existe solução, leia novamente essa parábola!

Se você acha que precisa fazer algo para pagar o preço, lembre-se do que foi dito aqui e está escrito milhões de vezes na Bíblia: - Jesus pagou o preço pelo pecado de todos a humanidade, a única coisa que você tem que realmente fazer e que Jesus não pode fazer por você é aceitar, crer e esticar os braços em Sua direção, mostrando para todos a sua escolha.

Depois disso, a cada dia, tem que aceitar entrar no ônibus de Cristo (viver com Jesus Cristo a cada dia, fazer dEle seu Pai, Senhor, Amigo e Salvador).

Sua obediência será apenas fruto de seu estado atual (salvo ou perdido). Jesus não te obriga a obedecê-lo, te  aceita do jeito que você é e te ama com amor eterno.

Aceite a Jesus você também e mesmo que sua vida (ônibus) pareça ser inferior, saiba que Deus tem preparado grandes coisas para os que o aceitarem e forem salvos.

Apenas no céu conseguiremos ter noção de tudo o que Deus (Pai, Jesus, Espírito Santo) fez por nós. Ele não quer que você seja feliz apenas nesse mundo e sim por toda a eternidade, pois antes mesmo de Deus criar esse mundo Ele já te amava e já esperava por você, Deus sente nossa falta e Seu amor é incondicional por cada um de nós.

Para finalizar, Deus diz várias vezes na Bíblia que não deseja que nenhum de nós (toda a humanidade) se perca e sim que todos aceitem o RESGATE e a GRAÇA de Cristo, para que assim, nossos pecados possam ser perdoados e quando Ele voltar sejamos salvos.

Deus te abençoe em sua decisão a cada dia e que possamos estar sempre no ônibus de Jesus rumo ao Lar Eterno.