quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Por quê obedecer os ensinos (mandamentos) de Deus (Pai, Filho (Jesus) e Espírito Santo)?

A pergunta acima é um dos pontos de grande controvérsia para nossos dias. Muitos professos cristãos aceitam a morte de Jesus para perdão dos seus pecados, mas, não querem estudar e obedecer os ensinos de Cristo.

Muitos hoje acham que uma vez salvo, salvo para sempre, será?

Estaremos abordando esse assunto de maneira racional e lógica.

Em primeiro lugar, precisamos saber o que significa salvação.

SALVAÇÃO significa :
1 - Forma de reestabelecer o primeiro Éden; viver com Deus por toda eternidade;
2 - Resgate através do sangue de Jesus; vida eterna ao lado de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo);
3 - Reestabelecimento da vontade de Deus para o homem;
4 - Nova chance para a humanidade;
5 - Exterminação eterna do pecado;
6 - fim da morte e do responsável por sua entrada no universo (diabo);
7 - aniquilação definitiva (eterna) do pecado e de quem preferir ficar ao lado do mundo e de seu enganador ao aceitar a Graça de Cristo (veja a postagem anterior sobre a graça - parábola do ônibus);

entre outras definições...

Poderia citar a síntese de salvação de várias formas, preferi colocar de uma maneira mais simples e fácil de entender. Acima temos 7 formas de entender o propósito de Deus para a salvação. Veja que o primeiro é sobre o reestabelecimento do Éden.

Para entender isso, preciso ir para o livro de Gênesis e ler como foi criado o Éden e qual seu objetivo. Entenda que Deus não criou o homem antes de criar o mundo para que o homem não se achasse responsável pela criação ou dono dela e sim foi o penúltimo a ser criado, ficando claro que Deus criou o mundo todo perfeito para o homem usufruir do amor de Deus.

Ao final, Deus descança e começa a passar tempo com os nossos primeiros pais, ensinando tudo o que eles precisavam aprender para viver uma vida sem pecado e ao lado de Deus por toda a eternidade.

Nesse ponto conseguimos enxergar que era o propósito de Deus viver eternamente com o homem, não fazia parte do plano de Deus que o homem pecasse. Deus avisou a raça humana (Adão e Eva) o que aconteceria se fossem desobedientes aos seus ensinos.

Chegamos a um ponto fundamental, os ensinos de Deus para nossos primeiros pais eram para sua vida ou morte? Deus nos criou para nos ver sofrer ou para ter nossa presença ao seu lado pela eternidade? Se você é pai ou mãe, você orienta seu(s) filho(s) para que eles sofram? Se você é filho, acha que seus pais querem te prejudicar quando dizem o que é melhor para você?

Veja uma questão fora de moda hoje. Deus criou o homem e mulher para viverem unidos pelo casamento e o sexo foi dado por Deus para nosso prazer e para o crescimento populacional de nosso planeta. Deus deu o casamento antes do pecado e o sexo para sua prática dentro do casamento.

A pergunta que não quer calar é:
- Se Deus ensinou que o sexo deveria fazer parte de nossa vida apenas dentro do casamento, porque hoje o mundo prega que você sexo quando, onde e com quem quiser?

Será que Deus queria nos prejudicar ou nos proteger dessa forma?

A resposta é simples e não precisa ir para a Bíblia é só assistir algum telejornal ou ler os jornais de nossa cidade. Quantas doenças sexualmente transmissíveis e mortais existem hoje?

Deus criuou o sexo para o verdadeiro prazer e o milagre da vida, o homem escolheu morrer através do sexo.

Parece um ensinamente simples e não muito significante, mas, veja o que esta acontecendo com a humanidade por causa da desobediência desse ensino (mandamento) de Deus!

Dessa forma, entendemos que Deus é nosso Pai de amor e por isso quer nosso bem, entendemos também que os ensinos (mandamentos) de Deus existem desde antes do pecado fazer parte de nossas vidas.

Deus ensinou o homem para que o homem vivesse de maneira plena, sem pecado e eternamente. Nunca foi plano de Deus que o homem sofresse!!!

Algumas doutrinas, por não estudarem a Palavra de Deus, colocam o sexo como o fruto proibido. Se fosse isso Eva teria praticado sexo com a serpente e não comido o fruto da àrvore proibida.

Não foi isso que aconteceu, Deus em Seu grande amor, deixou no Édem uma árvore que mostraria que o homem não era um andróide programado para obedecer e adorar a Deus. O homem, como todas as criaturas de Deus, foi criado com o "Livre Arbítrio" ou seja o poder de decidir viver eternamente com Deus, obedecendo por amor e o adorando como Criador ou ser escravo do pecado e ter como pagamento a morte eterna.

Imagine que você tenha um filho de 2 anos de idade, seu filho gosta muito de estar com você e quando você vai fazer qualquer coisa em casa ele quer te ajudar. Você então vai para a cozinha fazer um bolo, ao terminar de fazer a massa, aquece o fogo e coloca a massa dentro de uma forma para assar. O bolo vai demorar um pouco para ficar pronto e você começa a ter uma dor de barriga. Nessa ilustração ao ir ao banheiro você avisa seu filho para não tocar no fogão, pois o mesmo está quente, mas, seu filho nunca se queimou e não entende totalmente o que você está dizendo, ao se ver livre decide ver como está o bolo e coloca as duas mãos no vidro da tampa do forno e queima as duas palmas da mão, pergunto:

- Ao ensinar o seu filho sobre o forno, você queria que ele sofresse queimaduras?

- Você tentou proteger seu filho ao ensinar esse mandamento do forno?

- Seu filho entendeu totalmente o que significava se queimar?

- Ao sair do banheiro, por causa do choro do seu filho, você bateu nele por ter desobedecido ou foi fazer um curativo e preparar para levá-lo ao pronto-socorro?

Uma comparação insignificante perto do que aconteceu com Deus e nossos pais. Adão e Eva não sabiam como era o pecado e suas consequências, mas, por amor a Deus e por conhecer a Deus sabiam que não pecar seria o melhor para eles.

Adão e Eva não eram crianças, já nasceram adultos e tinham a capacidade cerebral total. Não precisavam de livros pois, sua mente guardava tudo o que ouviam de Deus. Sua capacidade de raciocíneo era muitas vezes superior ao maior gênio de nosso século. Tinham o melhor professor, o próprio Deus.

Nós não conseguimos entender tudo isso pela nossa capacidade apenas, por isso, aceitamos pela fé, ou seja, Deus nos enviou uma carta informando tudo o que aconteceu e eu creio que foi assim pois confio em Deus e no Seu amor e poder.

Uma questão importante para deixar claro é que Deus não é o originador do pecado, mas, Deus pela Sua Onisciência sempre soube as consequências do pecado.

Satanás, o originador do pecado, através de sua rebelião por causa de sua ganância de querer ser IGUAL à Deus, trouxe o pecado para o universo e foi expulso do céu, pois não aceitou o perdão de Deus, não quis se arrepender e pedir perdão e ser salvo, pelo contrário, preferiu inventar mentiras sobre o caráter de Deus e levou consigou 1/3 dos anjos do céu.

Ao ser expulso, o único lugar que ele poderia ficar aqui na Terra era na árvore do conhecimento do bem e do mal. Só pelo nome já podemos ver que Deus foi totalmente didático ao colocar o nome e ensinar aos nossos pais sobre o pecado. Adão sabia que iria morrer, mas, como nunca tinha visto qualquer coisa viva morrer (plantas, animais, insetos), ele não tinha o pleno conhecimento do que o pecado e a morte significava, sabia que era a pior coisa que poderia acontecer, pois Deus, a cada dia conversava com eles e os ensinava todas as coisas.

Aqui conseguimos entender melhor o que significa os ensinos ou mandamentos de Deus. Tudo foi criado para nosso deleite, o homem ao pecar jogou tudo fora. Deus criou o homem para viver eternamente, por isso, dentro de cada um de nós existe esse desejo de viver e encontrar nossos queridos que morreram novamente.

As doutrinas criadas a respeito da vida eterna, em sua maioria, tem como originador o mesmo que entregou o fruto para Eva e disse que ela seria igual a Deus. Note que hoje Satanás faz de tudo para as pessoas não acreditarem nele ou dizerem que ele não existe e que Deus é o responsável pela nossa condição atual. Veja que ele quer ser adorado, mas não precisa aparecer para isso, basta você não adorar o verdadeiro Deus, você já estará adorando o diabo.

Muito sério isso, não é?

Exatamente, é muito sério!

Deus além de ter criado o homem sem pecado e feito tudo para que o homem não pecasse, pelo Seu grande amor por nós, já havia preparado um plano de resgate, parecido com o que fizeram no méxico para resgatar os 33 mineiros. Jesus foi enviado para esse buraco escuro do universo, para trazer luz e salvação para todos que vivem nas trevas do pecado, além disso, veio trazer a oportunidade de vivermos como no primeiro Édem, eternamente com Deus.

Você pode ler a parábola do ônibos (postagem anterior) e entender melhor o processo da Graça e da Salvação.  Aqui vamos agora entrar no aspecto mais difícil de entender, não porque não temos essa capacidade e sim porque muitas vezes não queremos aceitar ou não queremos obedecer a Deus. Pensamos que o bolo ao passar pelo fogo não vai esquentar a porta de vidro do forno, queimamos nossa mão e achamos que é culpa de nosso pai. Nosso Pai nunca quis isso e sim que nós o obedecesse e comesse o bolo na hora certa.

pergunto:

- Você prefere comer a massa crua ou a massa do bolo cozida?

- Se você comer a massa crua o que vai acontecer?

Isso mesmo, você vai ter uma bela dor de barriga, pois, a massa não foi feita para comer sem o cozimento adequado e sim após cozer e esfriar.

Aqui entendemos que o homem precisou esperar 6 dias para ser criado, recebeu o bolo pronto, mas preferiu colocar a mão no forno.

A desobediência é a quebra da obediência, o pecado é a quebra do ensino (mandamento). Deus deu seus mandamentos para o benefício do homem e não para sua ruína.

Quase toda a Bíblia foi escrita por homens inspirados pelo Espirito Santo, apenas uma parte bem pequena da Bíblia foi escrita pelo dedo de Deus. Interessante que o homem prefere aceitar o que homens inspirados escreveram e preferem deixar de lado o que o próprio Deus escreveu.

Lembre-se que o objetivo de Deus a nos dar os ensinamentos (mandamentos), era nos dar uma vida melhor em meio a essa vida de pecado, por exemplo:

O primeiro mandamento da Lei de Deus diz:
 - "Não terás outros deuses diante de mim!" Êxodo 20:3

Essa mandamento é para nosso bem ou para nos prejudicar? Você aceitar e adorar apenas o verdadeiro Deus irá te trazer bençãos ou maldições?

O segundo mandamento diz:
- "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas, nem as servirás: porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,
E faço misericórdia, em milhares, aos que me amam e guardam os meus mandamentos." Êxodo 20:4-6

Aqui Deus nos ensina a não adorar nenhuma imagem de seres criados, qual o nosso benefício em obedecer? Serei abençoado ou amaldiçoado ao obedecer esse mandamento?

O Terceiro mandamento escrito pelo dedo de Deus diz:
- "Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão: porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." Êxodo 20:7

Nesse ensino Deus diz claramente que a pessoa que falar o nome de Deus de maneira descuidade não será inocente no julgamento. Julgamento? Passaremos por um julgamento divino? Estaremos respondendo essa questão ao final dessa matéria. Você obedecendo ao ensino acima, lhe trará descanso ou tormento?

O quarto mandamento é o mais polêmico, veja:
- " Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra,
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Êxodo 20:8-11

Aqui temos a origem do ciclo semanal, entenda que em todo o mundo a semana tem 7 dias, mas na natureza não temos nada que indique esse período de tempo. Por exempo, a Terra demora 365 dias para dar a volta em torno do Sol (ano), a Terra demora em média 24 horas para dar a volta em torno de seu próprio eixo (dia). A Lua tem as suas fases, mas, nada indica que cada fase demora 7 dias, então, porquê todos os povos do mundo, idependente da cultura, aceitam ou viveram contando a semana com 7 dias? Porquê o homem descansa um dia em 7 e não um dia em 10 ou 9 ou 8 ou 15? Quem será beneficiado em adorar a Deus, separando um dia em 7 para descansar e adorar ao Criador da "terra, mar e tudo o que neles há"?

* Tem dúvidas sobre esse ensino (mandamento) assista as vídeo-aulas sobre o apocalipse ( http://cbaurud1.blogspot.com/2010/10/curso-em-video-do-livro-apocalipse.html ) e veja que poder mudou a Lei de Deus! Entenda que Deus já havia profetizado no livro de Daniel tudo isso.

Nesse ensino (mandamento) terminamos a primeira parte da Lei, no que se refere ao amor à Deus, estaremos agora vendo os últimos 6 ensinos (mandamentos) de Deus que fazem parte da segunda parte da Lei, amor ao próximo.

O quinto mandamento é um dos mandamentos esquecidos pela nossa sociedade ou cultura ocidental. No oriente e nas tribos indígenas esse mandamento é observado até no momento das refeições, enquanto nós valorizamos a juventude, o ensino de Deus é para valorizar-mos a vivência de nossos pais conforme é dito:
- "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá." Êxodo 20:12

Interessante que além de sermos beneficiados honrando nossos pais, Deus ainda promete prolongar nossos dias na terra. Se a benção de Deus é a prolongação da vida, entendemos então que não há vida na morte ou seja, ou você está vivo ou você não tem vida!

 Deus prometeu o milagre da ressurreição para todos os que nEle creram, portanto entendemos que o homem não tem vida em si mesmo e sim depende da VIDA que é DEUS (Pai, Filho e Espírito Santo). Se você acredita em imortalidade da alma, estude as cartas de Paulo aos Tessalonicenses e veja o que a Bíblia ensina sobre esse assunto. Caso deseje, assista as vídeo aulas sobre o Apocalipse, tem uma aula só sobre a morte e porque ela será a última inimiga de Deus a ser lançada no lago de fogo e enxofre.

O sexto ensino (mandamento) escrito pelo Dedo de Deus (Êxodo 31:18) diz:
- "Não Matarás." Êxodo 20:13

Esse ensino, como os demais, são colocados de maneira mais ampla por Jesus ao dizer que se você tiver ira do seu irmão, para Deus, é o mesmo que matar. Jesus mostrou que a mente pecadora pode matar sem o corpo realizar a obra. Mostrou também que todo o pecado primeiramente aparece e é cultivado na mente e quando a pessoa tem a oportunidade, acaba colocando em prática tudo o que estava em sua mente.

Veja o caso dos filhos que matam os pais para ficarem com seu dinheiro. Hoje está aparecendo a cada dia casos semelhantes. Será que esses filhos fizeram tudo isso sem planejar? Claro que não! Dessa forma entendemos melhor esse ensino, não devemos ter em nossa mente ou cultivar em nossa mente qualquer coisa contrária a vontade de Deus, isso apenas irá melhorar nossa vida nessa terra como também carimbará nosso passaporte para o céu.

O sétimo ensino (mandamento) de Deus diz:
- "Não adulterarás." Êxodo 20:14

Como no sexto ensino e nos próximos, esse mandamento esclarece que se você quer viver bem e ter sucesso familiar, deve ter muito cuidado com essa palavra. Muitos lares e vidas são destruidos por causa desse ato contrário a vontade de Deus para nós. A amplitude desse ensino é imensa e atinge todos os sentidos e capacidade mental de cada um de nós, por isso, aceite o ensino de Deus e viva!


O oitavo ensino é claro e objetivo, diz assim:
- " Não furtarás." Êxodo 20:15

Se você furtar, quem será o prejudicado? A princípio quem sofreu o furto (material), mas, ao final você será o principal prejudicado, mental, material e socialmente falando. Pense nisso, você pode furtar a adoração a Deus?

O nono ensino (mandamento) é claro e ao mesmo templo complexo veja o que Deus ensina:
- " Não dirás falso testemunho contra o teu próximo." Êxodo 20:16

Deus está ensinando sobre o falar mentiras. Quem é o pai da mentira segundo Jesus? Entendendo isso vemos o quão importante é essa lei de Deus para nossa salvação. Através da mentira você pode, matar alguém, enganar, roubar a paz, trazer guerra (família, trabalho, igreja, sociedade), prejudicar alguém e principalmente prejudicar a si mesmo. Esse ensino é muito amplo, por isso estude mais sobre esse tema e veja o que está reservado para os mentirosos no final do julgamento de Deus.





O décimo ensino (mandamento) além de terminar a parte da lei sobre o amor ao próximo, também termina a Lei de Deus, veja o que diz:
- " Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo." Êxodo 20:17

Você pode achar estranho esse mandamento, pois, em algumas igrejas é mostrado o décimo mandamento de Deus como se fossem dois. Essas igrejas que ensinam isso seguem a mudança feita pelos concilios papais, que eliminaram o segundo mandamento (NÃO FAZER IMAGENS DE ESCULTURA), trocaram o Sábado pelo Domingos e Festas e dividiram o nono mandamento para completar as 10 Leis de Deus, conforme recebidas por Moisés em duas tábuas de pedra, escritas pelo próprio dedo de Deus, que foram quebradas e escritas novamente pelo próprio dedo de Deus em seguida.
( veja mais sobre isso em: http://cbaurud1.blogspot.com/2010/09/igrejas-biblia-mudanca-monsenhor-emilio.html )

Agora pegue sua Bíblia e procure ver o que está escrito nela em ÊXODO 20. Peça sabedoria de Deus através do Espírito Santo e estude essas Leis de Amor ou Ensinos de Amor de Deus.
( http://cbaurud1.blogspot.com/2010/10/curso-em-video-do-livro-apocalipse.html )

Ao terminar com certeza verá que todo o pecado cometido pelo ser humano está resumido nos10 "ensinos" ou "leis" de Deus. A amplitude da Lei de Deus é total e ela será usada no dia do julgamento, pois, não existe pecado sem lei pois o pecado é a transgressão da Lei.

Estude Gênesis e procure ver quais leis Satanás, Eva e Adão quebraram ao desobedecerem a Deus. Verifique em qual lei está relacionado o ser igual a Deus e adorar outra criatura que não seja o Deus verdadeiro.

Finalizarei dizendo que o que a Bíblia ensina, que o povo de Deus perece por falta de conhecimento da Palavra de Deus. O perecer aqui não é apenas a morte nessa vida ou seja, adquirir doenças e maldições das leis naturais, mas também, a segunda morte, morte eterna.


No julgamento divino, os réus ouvirão uma dessas duas palavras, culpado ou inocente pela Graça de Cristo, perdido ou salvo pelo sangue de Jesus na cruz, preso ou resgatado pelo amor de Deus.

Qual sentença você vai querer ouvir?

Se você não concorda com tudo o que foi escrito, estude a palavra de Deus e nos mande um comentário, pois, se estou errado, gostaria de ser avisado. Caso contrário, estude também em mande para todos seus amigos que você gostaria de ver e conviver eternamente com Deus.

Deus te abençoe e te ilumine através do Santo Espírito para que você conheça toda a verdade sobre Deus e Sua Palavra (Bíblia).

PC Freire