sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O mandamento de Maria.

Ontem analisamos o que significa obedecer aos mandamentos ( ensinos ) de Deus.

A maioria das pessoas pensam que existem apenas 10 mandamenots (ensinos) na Palavra de Deus. Vamos deixar claro que o resumo dos 10 mandamentos é o amor à Deus (4 primeiros) e o amor ao próximo (6 últimos).

O resumo dos dois "grandes" mandamentos é uma palavra apenas, AMOR. Essa palavra é o que não conseguimos entender, ou seja, é a mais alta expressão do caráter de Deus.
 
Deus é amor, Deus faz tudo por amor, o amor de Deus é incondicional por mim e por você e por isso Ele escreveu com seu próprio dedo seus maiores ensinos (mandamentos) para a nossa felicidade nessa vida de pecado e para a vida que Ele está preparando para cada um de nós por toda a eternidade.

Embora as pessoas pensem que existam apenas 10 mandamentos, a Palavra de Deus apresenta em outras partes, complementos ou explicações da amplitude de cada mandamento. Se formos comparar, seriam as alíneas de cada lei. Veja uma lei de algum país ou cidade, nessa lei é apresentado o ponto principal no início, depois, é detalhado em alíneas toda a extensão da lei.

Na Bíblia é a mesma coisa. Encontramos em Êxodo 20 os 10 mandamentos e depois por toda a Bíblia é apresentado como observar essas leis de amor.

Maria, mãe de Jesus, foi uma santa mulher (mulher separada por Deus). Através dela foi realizado o maior miilagre de toda a história, a encarnação de Deus.

Ela não foi escolhida (separada) por Deus por causa de sua beleza ou quantidade de dinheiro no banco e sim pelo seu amor à Deus, seu caráter puro e por ela ter escolhido servir a Deus de todo o coração, entregando sua vida à vontade de Deus.

Por isso, vamos deixar bem claro que o primeiro milagre no ministério de Jesus foi a transformação das águas em suco de uva no casamento em Caná. mas, o maior milagre de Jesus foi ter encarnado em uma virgem para nascer em um mundo de pecado e morte para trazer através de Sua morte na cruz a esperança da vida eterna para toda a humanidade.

Entretando, se você ler em S. João capítulo 2, Maria faz uma declaração importante ou nos dá um mandamento (ensino).

O mandamento de Maria é:
- "Faça tudo o que Ele vos mandar (disser)." S. João 2:5

Se você ler toda a história, verá que Jesus não iria realizar nenhum milagre naquele local, mas obedecendo ao 5º mandamento, Jesus honrou sua mãe Maria e realizou seu primeiro milagre ministerial através da transformação da água em vinho.

Vamos então entender o mandamento de Maria.

Maria aceitou ser a mãe de Jesus o salvador. Antes de Deus a escolher, ela já havia escolhido ser uma serva de Deus na Terra.

Durante o nascimento de Jesus, foi confirmado para Maria e José que Jesus era o Messias, o Emanuel (Deus conosco), o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Durante a infância de Jesus não temos o relato de tudo o que aconteceu, mas, com certeza durante seu crescimento Maria sentia uma responsabilidade enorme para criar o Filho de Deus.

Quando Maria disse seu mandamento no casamento de Caná da Galileia, ela sabia que mesmo não sendo a hora, Jesus faria o melhor e honraria o seu nome.

Aqui vemos que Maria não fez um pedido pessoal e sim um pedido para seus amigos. Ela não estava pensando em si mesma e sim pensando nos outros (amor ao próximo).

Jesus entendeu o que estava ocorrendo e pediu ao Pai poder para realizar o milagre.

Se formos analisar o mandamento de Maria, veremos que ele nada mais é do que a própria vontade de Deus para cada um de nós. Maria nos mandou (ensinou) que devemos fazer tudo o que Deus nos mandar ou disser. Isso é algo explícito na Bíblia, ela não precisaria falar o que falou, pois, é claramente mostrado em toda Palavra de Deus o princípio da obediência a Deus e como essa obediência, mesmo pensando momentaneamente, que estamos no prejuízo ao final nos dará o maior lucro, a vida eterna com Deus e nossos queridos.

Mais uma vez entramos na esfera da obediência e pergunto para você:

- Se os servos olhassem para Jesus e não quisessem obedecê-lo, aconteceria algum milagre?

- Se você fosse um dos servos daquele casamento, você obedeceria a Jesus?

Aqui chegamos em um ponto crítico de nossa vida. Muitas vezes queremos as bênçãos de Deus, Seus milagres, mas, não obedecemos o que Ele nos manda fazer. Achamos que Deus tem obrigação de nos fazer felizes e nos salvar, mas, nos esquecemos que tudo isso Ele já fez, cabe a cada um de nós aceitar e por gratidão obedecê-lo sabendo que Ele quer nosso melhor hoje e eternamente.

Aqui quebramos uma barreira imensa de nossa cultura, começamos a entender que obedecer a Deus não vai nos salvar e sim que obedecemos a Deus porque Ele nos salvou primeiro. Se eu entender que Deus quer o melhor para mim, por amor obedecerei seus ensinos (mandamentos), sabendo que seus ensinos é para eu não sofrer e sim ter vida em abundância.

Eu acredito que Maria foi uma das mulheres que mais sofreu neste mundo e ao mesmo tempo a mais abençoada. Sei que ela não está viva, pois, acredito no que a Bíblia diz sobre a morte e sobre a ressurreição. Mesmo Maria sofrendo nesse mundo, na eternidade ela não irá sofrer e sim ter a vida plena que Deus queria para cada um de nós desde antes da criação de nosso mundo.

E você, prefere ter a melhor vida nesse mundo ou obedecer a Deus (mesmo que seja prejudicado pelos homens) e ter vida plena e eterna com Deus?

Lembre-se:
A amizade com o mundo é inimizade com Deus.

Deus é eterno e não muda, portanto, seus ensinos (mandamentos) também não mudam.

Foi o homem que mudou os mandamentos de Deus, criando preceitos e tradições mundanas, portanto, você prefere obedecer a Deus ou aos homens?

Saiba que toda a sua vida (eterna) depende de sua resposta para essa pergunta.

Deus te abençoe e te dê poder para obedecer apenas a Deus durante toda a sua vida nessa terra e receba a vida eterna quando Jesus voltar.