quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Cristianismo está 100% certo? Existe uma verdade absoluta? Qual caminho devo seguir?

Vivemos em uma sociedade onde nos é ensinado que não existe uma verdade absoluta; que tudo é relativo ou depende da forma que eu enxergo a situação.

É claro que algumas situações da vida, não teremos uma verdade única, principalmente quando lidamos com o ser humano. Para exemplificar, imagine uma jovem que vem apresentar seu namorado para os pais. Para ela o rapaz é perfeito, mas, conforme a conversa ocorre os pais percebem defeitos de caráter no pretendente e não consideram ele tão perfeito assim. Quem está com a razão? Nesse caso e em outros semelhantes, não podemos dizer com certeza quem está com a razão ou quem tem a verdade absoluta sobre a conduta do rapaz. Não temos o poder de enxergar o íntimo de nosso semelhante e nesse caso só o tempo dirá. Podemos até prever acontecimentos, conforme determinadas situações, mas, não podemos dizer com certeza o que cada pessoa é e nem como cada uma irá se comportar.

Infelizmente, por causa dessas situações como à acima mencionada, muitos acabam generalizando as outras verdades existentes, por exemplo, eu posso afirmar que a soma de 2 laranjas com mais 2 laranjas o resultado será 4 laranjas. Posso afirmar que dois corpos que caem no mesmo instante do mesmo local, irão chegar ao solo ao mesmo tempo independente do peso de cada um. Também posso dizer que tudo vai da ordem para a desordem ou seja, nada do que criamos, com o passar do tempo ficará melhor do que no momento em que foi criado, um carro irá se desgastar e enferrujar, uma fruta irá apodrecer e até eu a cada dia estou mais próximo da morte e da minha decomposição final.


Veja que em apenas dois parágrafos, mostrei fatos que podem ter um resultado diferente para cada pessoa e no outro fatos que não podem serem mudados, são exatos e absolutos em si mesmo.

O cristianismo está enquadrado nos dois. Por causa dos cristãos, o cristianismo está sofrendo o seu maior mal, ou seja, a quantidade de idéias e interpretações de seus ensinos e também pelos seus ensinos que não tem como ser mudados.

Ficou confuso? Eu também fiquei quando comecei a pensar sobre isso, mas vamos explicar. Se eu olhar o cristianismo em virtude de seus seguidores, terei uma confusão de idéias e interpretações. Muitos tentam se justificar utilizando a maior arma de todas, a Bíblia e acabam agindo de maneira errada (foi o motivo pelo qual Gandi não se tornau um cristão) . Mas, se eu olhar o cristianismo pelos seus ensinos (o que Gandi admirava), verei que essa sabedoria não é humana e sim divina, portanto é 100% verdadeira ou uma verdade absoluta.

Veja o exemplo dos 10 mandamentos:

Posso afirmar que 100% de toda humanidade aceita os 6 últimos mandamentos como sendo verdades absolutas. Ninguém em sã consciência diz que eu posso maltratar (desonrar) os meus pais, que eu posso matar, adulterar, roubar, mentir ou cobiçar.

Se todos aceitam esses 6 mandamentos como sendo verdade, porque os quatro primeiros não tem o mesmo valor?

A Igreja Romana, afirma em vários de seus documentos que eles mudaram os mandamentos de Deus  (clique aqui e veja a matéria completa sobre a mudança dos mandamentos pela igreja católica) . Em resumo eles fizeram apenas 3 mudanças, retiraram o segundo mandamento que diz para não fazer e nem adorar imagens de escultura, mudaram o dia de descanso do quarto mandamento (que se tornou o terceiro por causa da retirada do segundo) e dividiram o décimo mandamento (não cobiçarás)  para substituir o segundo e ficar a soma igual ao anterior (10 mandamentos).

Outro ponto interessante é que no livro de Apocalipse nos é dito que ninguém tem autoridade para mudar nem uma letra ou til da Palavra de Deus (Bíblia) e se não podemos mudar o que homens santos (separados para Deus) e inspirados escreveram, muito menos poderemos mudar a única parte que o próprio Deus escreveu na rocha com o seu próprio dedo (Êxodo 31:18). Veja que Deus escreveu duas vezes a mesma coisa depois que Moisés quebrou as primeiras duas tábuas de pedra que continham os 10 Mandamento.

É por isso que existem várias denominações cristãs, pois, cada um cria sua denominação com base em sua forma de entendimento da Bíblia e não seguindo o que ela realmente ensina. Não buscam a orientação e divina e isso traz confusão.

Quero também deixar claro que você não será salvo por obedecer os 10 mandamentos e os outros ensinos bíblicos, mas, depois que aceitar o perdão de Deus através do sacrifício de Jesus, então por amor irá obedecer a Deus e tudo o que ele pedir, não pelas suas forças, mas, pelo poder que vem de Deus em sua vida.

Veja que da mesma forma que eu tenho a bênção de ter uma vida em paz se eu seguir o mandamento de não matar meu próximo, existem bênçãos separadas para quando você decidir obedecer todos mandamentos de Deus.

É só lembrar da época da razão vivida pelo franceses no iluminismo. Nessa época tentaram tirar Deus e todos seus ensinamentos de suas vidas e até mudar o siclo semanal para 10 dias. Quem foi prejudicado? O próprio povo claro, pois, se Deus nos criou, Ele sabe depois de quantos dias de trabalho eu preciso descansar. Veja que o descanso não é um ato de egoismo de Deus e sim uma maneira para o homem reabastecer suas energias físicas, emocionais e espirituais. Tudo depende de onde está amparada a minha fé.

Para terminar, podemos concluir que existe sim uma verdade absoluta, a Bíblia e seus ensinos. Se existe uma verdade absoluta e ela ensina que apenas seguindo a Cristo eu irei achar o único caminho para a vida eterna (salvação) então devo procurar uma denominação cristã para me unir em adoração à Deus e seguir nesse caminho. Mas como saber qual denominação seguir?

Simples, é só ver:
- qual delas segue TODA a Bíblia
- qual não muda os mandamentos e ensinamentos bíblicos, 
- qual não incorpora crendices populares em suas doutrinas, 
- qual não induz você a buscar o reino terrestre e sim o reino de Deus (no futuro e sem a presença do pecado)
- qual não vende milagres nem salvação.

Não quero que você ache que estou fazendo propaganda da igreja adventista do sétimo dia, não é isso, você primeiro precisa achar por si mesmo, pois, essa orientação é dada pelo Espírito-Santo em sua mente. Você não esta lendo esse artigo por acaso, Deus tem um propósito em sua vida aqui nessa terra, mas o maior sonho de Deus é ter você vivendo ao lado dEle por toda a eternidade.

A igreja não vai te levar para o céu, mas, mostra o caminho e te ajuda nesse processo. Da mesma maneira que uma igreja ou religião também pode te levar para o caminho errado, para longe de Deus. O problema é que não teremos 100% de certeza até o momento final. Na volta de Jesus (se a Bíblia realmente for a palavra de Deus) você receberá a recompensa ou a condenação eterna, dependendo de suas escolhas nessa vida.

Deus quer te salvar, e você, o que quer para sua vida?

Saiba que o cristianismo verdadeiro é uma ciência exata, da mesma forma que a aritmética, você pode até chegar em um resultado errado, mas, alguns estarão mais próximos e outros mais longe da resposta certa.

Peço que o Espirito de Deus, nos ajude a cada dia escolher o único caminho (resposta certa) para a nossa salvação!

PC Freire